Cultura Educação
Artesãs promovem Resgate Histórico do Artesanato de Ibirubá em comemoração aos 32 anos de fundação da Associação
14 outubro 2021 | Cultura Educação
Compartilhe:

A Associação dos Artesãos de Ibirubá foi fundada em 10 de outubro de 1989, sendo mais popularmente conhecida como Casa do Artesanato. É formalmente constituída, possuindo CNPJ e Estatuto que normatiza o funcionamento interno.

Desde sua criação, contou com o apoio do poder público municipal através do seu vínculo com o Departamento de Cultura e Turismo da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto de Ibirubá. O apoio público vem ocorrendo em forma de disponibilização de local para sede (e respectiva manutenção física) para a exposição do seu acervo como ponto de venda dos trabalhos. Assim, iniciou seu atendimento na Rua Flores da Cunha, 815; depois na Rua Firmino de Paula, esquina com a Rua Diniz Dias. Em 1998, a Casa do Artesanato passou a atender no saguão da Casa de Cultura Osvaldo Krames.

Em abril de 2021, a Casa do Artesanato foi transferida para um ponto central da cidade, na esquina das Ruas General Osório com Tiradentes. A ideia foi otimizar o movimento, estando num local com maior circulação e mais facilidade de acesso das pessoas.

Os artesãos ibirubenses trabalham com os mais diversos tipos de materiais. Com a utilização das técnicas antigas das vovós, como os crochês e bordados, e de materiais como palha e porongo, a Casa do Artesanato faz um resgate ao artesanato raiz, assegurando a continuidade desta cultura artesanal e também aproveitando as matérias-primas locais.

O artesanato contemporâneo tem presente forte modernizando as peças, da mesma forma que retrata o estilo de vida e a cultura dos dias atuais. Os materiais utilizados são os mais diversos:

  • Fios – linhas decorativa para casa e vestuário,
  • Têxtil – bordados e aplicações,
  • Pedrarias – linhas decorativa e bijuterias,
  • Biscuí,
  • MDF/madeira,
  • Telas/vidros/cerâmica/tecidos/metal – pinturas em geral.

A Casa do Artesanato faz parte do roteiro turístico rural “Rota Essência de Viver”, integrado à Rota das Terras Encantadas. Para isto, em 2018/2019 fez o curso de capacitação em Turismo Rural, numa parceria entre Senar/RS, Prefeitura de Ibirubá, Sindicato Rural de Ibirubá e Emater.

Os artesãos ibirubenses trabalham com os mais diversos tipos de materiais. Com a utilização das técnicas antigas das vovós, como os crochês e bordados, e de materiais como palha e porongo, a Casa do Artesanato faz um resgate ao artesanato raiz, assegurando a continuidade desta cultura artesanal e também aproveitando as matérias-primas locais.

 

Convite
Em comemoração aos 32 anos da Associação de Artesões de Ibirubá, ocorrido dia 10, a entidade promoverá na próxima sexta-feira, dia 15, com início às 13h, uma exposição com “Resgate Histórico do Artesanato de Ibirubá”, em frente à sede da Associação, na Esquina Democrática (esquina General Osório com a Tiradentes), onde acontece a tradicional Feira do Produtor. As artesãs estarão mostrando a importância histórica e cultural dessa atividade, através do tempo. “Convidamos a comunidade para conhecer o nosso novo espaço e os nossos produtos.”

As artesãs pretendem a partir dessa sexta-feira (15), toda a semana, nas sextas-feiras realizar a Feira do Artesanato, para apresentar e comercializar seus produtos a comunidade.

Atualmente são 190 artesãs registradas e em atividade 30.

Rua General Osório, 1.047 – Bairro Centro – Ibirubá/RS

Facebook: Casa do Artesanato de Ibirubá