Ibirubá
Ascamaja teve reunião durante a 11ª Expoibi em Ibirubá
21 outubro 2017 | Ibirubá
Compartilhe:

Encontro contou com participação de deputados

 

Ibirubá – A Associação das Câmaras Municipais do Alto Jacuí (Ascamaja) realizou sua sessão mensal na sexta-feira (13), junto à sede da Associação de Tiro ao Alvo do Clube Divertido, em Ibirubá, integrando a programação da 11ª Expoibi. O encontro reuniu bom número de vereadores de municípios de toda a região, deputados, secretários estaduais e demais lideranças políticas.

O presidente da Ascamaja, vereador ibirubense Vagner Oliveira (PRB), coordenou a reunião. Foram apresentadas três moções, sendo duas delas do Legislativo de Victor Graeff e outra de Ibirubá. Todas foram aprovadas por unanimidade.

A Câmara de Victor Graeff requereu à mesa diretora encaminhar pedido para o alargamento de todas as pontes do município, para a Secretaria de Obras do Estado (moção nº 003/2017) e a construção de um trevo de acesso à Cotrijal, na localidade de São José da Glória, interior do município, nas proximidades da BR 386, Km 200 (nº 004/17).

Por fim, foi apresentada a moção nº 009/17, da Câmara de Ibirubá, apoiando os professores e funcionários das escolas de estaduais General Osório, Edmundo Roewer, Ibirubá e Hermany, frente ao descaso com a educação pública pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Ainda durante o encontro, a Câmara de Espumoso apresentou requerimento para que o presidente Vagner Oliveira convide o Presidente do Comaja Volmar Telles a explanar durante a próxima sessão da Ascamaja sobre o andamento da implantação do sistema de videomonitoramento integrado nos municípios do Consórcio, e também de que forma o Município de Espumoso pode integrar o sistema. Outro requerimento daquela Casa Legislativa referiu-se a convite para que o secretário executivo do Comaja, João Schemmer, exponha informações sobre o Projeto Regional de Comercialização das Agroindústrias Familiares e a possibilidade de contratar médicos veterinários para orientar e fiscalizar produtos de origem animal, formando uma área de comercialização entre os municípios de abrangência do Comaja.

Após a apresentação e votação das moções, o presidente da Ascamaja concedeu espaço para os pronunciamentos do secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, do presidente da Emater, Clair Kuhn, deputados e lideranças presentes. Ao final da sessão, todos participaram da solenidade de abertura da 11ª Expoibi.

 Secretário Pedro Westphalen

Vice-prefeito Alberi Behnen, vice-presidente da Ascamaja Fábio Júnior e o presidente da Ascamaja, Vagner Oliveira