Ibirubá
Boness: 15 anos fornecendo produtos de qualidade
29 julho 2017 | Ibirubá
Compartilhe:

Romper os paradigmas e investir em atividades diferentes à produção de leite e grãos não é tarefa fácil, mas foi justamente isso que Siegbert Boness fez há exatos 15 anos, quando resolveu dar o pontapé inicial na produção de verduras, hortaliças e morangos em sua pequena propriedade rural de 1,7 hectares, situada em Linha Seis, interior de Ibirubá. Hoje, aos 52 anos, Boness, juntamente com a esposa Analise (43) e os filhos Fabrício (26) e Patrício (18) têm na atividade sua única – e lucrativa – fonte de renda.

A Reportagem esteve no local na gelada manhã do dia 18/7. Lá, a mão de obra é exclusivamente familiar: todos colocam a mão na massa.

São produzidos mensalmente cerca de 2 mil unidades de diversos produtos, como alface, beterraba, rúcula, couve flor, brócolis, repolho, cenoura, morango, pepino, pimentão e tomate, dentre outros. São 16 mil mudas de morango, em sua maioria em ciclo de floração e algumas já com o fruto formado. Para tanto, Boness utiliza o sistema de estufas em túneis com irrigação de gotejamento.

A família cultiva árvores frutíferas e fabrica torresmo e salame, dentre outros produtos do gênero. A esposa Analise é “craque” em confeccionar delícias caseiras, como cucas e bolachas. Todos esses produtos são comercializados na cidade, onde Boness faz diariamente as entregas com seu carro, com muita alegria e satisfação. Ele tem cerca de 150 clientes fixos, além de fornecer produtos in natura a diversos restaurantes.

A Família Boness participa do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), distribuindo alimentos in natura para a merenda escolar dos alunos de toda a Educação Básica de escolas públicas do município (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos), através da Coopeagri.

Boness revelou que até o final do ano pretende construir duas grandes estufas na propriedade, nas quais pretende cultivar tomates e pepinos através de um sistema semi hidropônico. Na cultura do morango, especificamente, ele revelou que é necessário um investimento anual de quase R$ 20 mil somente em mudas, mas vale a pena.

O produtor afirma que, como em todo início, não foi fácil deixar todas as atividades convencionais e investir em algo diferente. Mas, com o passar dos anos, o hortifrúti tornou-se rentável, e hoje garante a subsistência de toda a família.

A sucessão familiar está garantida, pois, além de ajudar no cultivo, os jovens Fabrício e Patrício são responsáveis por comercializar os produtos na Feira do Produtor, aos sábados pela manhã, junto à Coopeagri.

“Todo o sucesso na atividade depende principalmente da dedicação e empenho, e, no nosso caso, a mão de obra familiar e o interesse dos filhos em continuar na atividade, bem como toda a ajuda da minha esposa. Tudo isso foi fundamental para que hoje estejamos consolidados no mercado ibirubense e com boa clientela fixa. E, certamente, não pretendemos parar tão cedo com essa atividade”, destacou Siegbert.

São produzidas mais de 2 mil mudas de hortaliças e legumes por mês. Boness cultiva em torno de 16 mil mudas de morango em sistema de estufas com gotejamento

Mão de obra familiar: Siegbert Boness e esposa Analise com os filhos Fabrício e Patrício

Foto em destaque: plantas cobertas pela geada na manhã de 18/7