BR 386 terá quatro pedágios entre Carazinho e Canoas
25 agosto 2017 |
Compartilhe:

Reunião nesta quinta-feira definiu os trechos que serão concedidos e as localizações exatas das praças de pedágio

Além de estipular em R$ 7,48 o valor máximo da tarifa-base a ser cobrada em quatro rodovias federais do Estado (as BRs 290, 101, 386 e 448), a reunião do grupo de trabalho que discute o projeto de concessões, realizada nesta quinta-feira em Brasília, também bateu o martelo sobre os trechos que serão concedidos e as localizações exatas das praças de pedágio (veja no mapa abaixo).

Dentre as principais dúvidas que ainda persistiam estava se a concessão da BR-386 iria até Carazinho ou se avançaria até Sarandi. Estudo técnico de viabilidade apontou que não valia à pena estender a duplicação nesses 45 quilômetros. Embora haja grande fluxo de caminhões, o volume de outros veículos que pagariam pedágio não compensaria o investimento da obra, o que acarretaria em aumento da tarifa para todas as praças.

A divulgação oficial de todos os detalhes do edital – com todas as obras e o prazo que cada uma deve ter – está prevista para a próxima semana (veja o cronograma completo abaixo).

No cronograma ideal previsto pelo governo federal, a licitação seria lançada até o final deste ano e a empresa vencedora seria conhecida em junho de 2018. Com isso, a concessionária poderia assumir a freeway a tempo de vencer o contrato com a Triunfo Concepa — que foi renovado de forma emergencial em junho deste ano com prazo-limite de um ano.

CRONOGRAMA DO PACOTE

Os próximos passos, considerando os “prazos ideais” projetados pelo governo, são os seguintes:

  • Agosto de 2017: aprovação e divulgação do edital
  • Setembro de 2017: envio do projeto para o TCU Setembro de 2017: apresentação do novo edital para as regiões gaúchas
  • Novembro de 2017: aprovação do projeto pelo TCU
  • Dezembro de 2017: publicação do edital
  • Março de 2018: realização do leilão
  • Junho de 2018: assinatura do contrato com a empresa vencedora
  • Julho de 2018: empresa vencedora assume os trechos e pedágios

 

Por: Vanessa Kannenberg

Camila Domingues/Agencia RBS

Foto: Camila Domingues / Agencia RBS

Original em http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2017/08/mapa-veja-os-locais-dos-pedagios-das-quatro-brs-que-serao-concedidas-no-rs-9878753.html