Esporte
Campeão do Ibirubense, Florestal comemorou seu Cinquentenário
22 abril 2017 | Esporte
Compartilhe:

 

 

A equipe do Florestal comemorou no Feriado de Tiradentes, seu 50º aniversário de fundação. Coincidentemente ou não, o presente não poderia ser melhor: no último domingo (16), a equipe sagrou-se campeã do Municipal de Campo pela 14ª vez em sua história. O Leão da Vila levou a melhor contra o Revelação em um empate de 2 a 2, em partida disputada no Estádio Carlos Jacob Simon. O jogo ocorreu no “campo do Grêmio” devido ao mando ser do Revelação.

O Tigre iniciou a partida à frente. No intervalo, a partida estava em 2 a 0 para o Tigre, com gols marcados por Lucas e Fábio Rochemback. Porém, no segundo tempo, veio a reação: o Florestal buscou o empate, com gols de Rafael Swarowsky e Japa, com gol de rebote em cobrança de pênalti.

Logo após o segundo gol do Leão da Vila, nos 45 do segundo tempo, fatos lamentáveis macularam aquela festa desportiva. Houve uma briga generalizada entre jogadores e integrantes dos clubes, que iniciou dentro de campo, por longos 20 minutos. Até o corpulento prefeito Abel Grave foi apartar.

Imagens gravadas por torcedores circularam durante a semana na internet. A lamentável confusão fez o prefeito cogitar até mesmo a hipótese de suspender o campeonato por dois anos.

O jogo recomeçou e a bola rolou por pouco mais de um minuto, mesmo faltando cinco. Mas, enfim, passado o sufoco, final de partida, Revelação 2 x 2 Florestal. Floresta Campeão.

Como já havia vencido a primeira partida por 3 a 2, o Florestal levantou a taça no final da tarde de domingo, junto ao Estádio Carlos Jacob Simon. A alegria e emoção tomaram conta da torcida, jogadores e dirigentes, e uma bonita festa foi realizada na sede social do time, junto ao antigo bar da Norma, na Rua Carlos Soares, o “coração do Bairro Floresta”. A comemoração foi até a madrugada.

O Ibirubense

O Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Ibirubá pode ser considerado uma das melhores – senão a melhor – competição amadora da modalidade no interior do Estado, devido à altíssima qualidade de suas equipes participantes e elevado grau de dificuldade para chegar até o título. E, que o Florestal é dono de uma das maiores e mais apaixonadas torcidas do campeonato municipal, é afirmação inegável.

A paixão está presente em praticamente todas as partidas durante a competição: o inconfundível som da charanga, que anima a torcida nas arquibancadas, os cânticos do clube e as camisetas e bandeiras com as cores vermelha, branca e preta e estampas do Leão, mascote do time, são marca registrada dos jogos em que a equipe participa. Em seus 50 anos de existência, as torcidas organizadas “Camisa 12” e “Borrachos da Vila”, ambas do Bairro Floresta, são grandes co-responsáveis por todo o sucesso da equipe.

4ESPflorestal(2)

Presidente Márcio Alan dos Reis com o troféu de Campeão Municipal 2017

 

Um pouco da história do Florestal

A Reportagem do VR buscou resgatar informações para marcar o Cinquentenário. O presidente Márcio Alan dos Reis recebeu cordialmente na sede social do time, junto ao antigo Bar da Norma. Ele repassou dados importantes sobre a fundação e história do clube.

A Sociedade Esportiva e Recreativa Florestal foi fundada em 21/04/1967, por um grupo de amigos residentes no bairro, apaixonados pelo esporte. Fizeram parte da fundação e da primeira diretoria Ildo Beskow, Valdir Beskow, Ilvo Beskow, João Finger, Sadi Trein, Sadi Ribas, Pedro Forquim, Mário Rodrigues, Pedro Rodrigues, Antônio José dos Reis (Pelezão), Flávio Kronefeld. A diretoria não tinha presidente: todos os membros procuravam ajudar.

A primeira sede ficava na Rua Carlos Soares, na propriedade de Antônio Beskow, a poucos metros da sede atual. Inicialmente, a equipe disputava somente futebol de campo. Em 1970, começou também no futsal, onde acumulou seis títulos municipais.

Em 1978, o time parou de disputar campeonatos nas duas modalidades, retornando somente aos campos, em 1987. Porém, neste meio tempo, a equipe continuava disputando amistosos, sem nunca parar as atividades em definitivo.

4ESPflorestal(4)

Ao longo de seus 50 anos de história, o Florestal já acumula 14 títulos municipais: 1989, 1990, 1991, 1992, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2010, 2011, 2012 e 2017 – após cinco anos sem vencer, neste ano o time voltou aos holofotes.

O primeiro jogo de Futebol de Campo foi disputado conta o time do Cristal, quando, na oportunidade, o Florestal perdeu a partida por 4 x 2. O primeiro jogo de na modalidade futsal foi disputado contra o Frigorífico, quando o Florestal goleou o adversário por 8 x 3.

A atual diretoria é formada pelo presidente Marcio Alan Caponi dos Reis, vice Dionatan Martins, 1º tesoureiro Ari José dos Reis, 2ª Vanderleia Budke, 1ª secretária Lilian Nara Trein e 2º Adriano de Jesus. Diretores de Esporte: João Carlos José dos Reis, Ari de Jesus, Pedro Darlan Caponi, Cleiton dos Reis, Luiz Marino Caponi e André Ferreira.

A assessoria de imprensa é feita por Luiz Marino Caponi e José Luiz de Melo Ortiz. No Conselho Fiscal e Festeiros estão Sadi Trein, João Finger, Zé Lopes, Paulo Lopes, Hélio Jair de Freitas, Carlos Mendes, Carlinhos Lima, José Biron Vogel, Márcio Zimmermann, Reginaldo, Tonheco, José Antônio Mendes e suas respectivas esposas.

O elenco da equipe campeã do Municipal de Campo 2017 foi formado, ao todo, por mais de 20 atletas ao longo das competições. São eles: goleiros Fio Maravilha e Rian e jogadores Maicon, Balaka, Batata, Itaqui, Willian, Nei, Cleitinho, Natan, Japa, Rafael Swarowsky, Bié, Magno, Cristian, Butiquinho, Gildo, Batatinha, Xororó, Tete e Lucas Godoy. Quem esteve no comando da equipe foi o técnico Rodrigo Testa que, após trabalhar no São José e União Hermany, conquistou com o Florestal o seu tão almejado título em Ibirubá.

Um almoço festivo em comemoração aos 50 anos foi realizado sexta-feira, 21, na sede do clube. No dia 13 de maio, haverá grande jantar dançante comemorativo ao Cinquentenário, em local ainda não definido. Após esta data, será eleita a nova diretoria (gestão 2017-2018). O Presidente Alan encerrou a entrevista agradecendo a todas as pessoas que contribuíram com a equipe para que esta tenha chegado ao seu 14º título, especialmente ao carinho e dedicação da torcida “Camisa 12” e “Borrachos da Vila”.

4ESPflorestal(1)

Equipe Campeã de 1970, três anos após a fundação do clube. Na foto, rostos que fizeram história em sua passagem pelo Leão da Vila

Foto em destaque: Equipe do Florestal Campeão Municipal 2017