Região
CFC Jeremias: 20 anos formando motoristas responsáveis no trânsito
30 julho 2017 | Região
Compartilhe:

Equipe comemorou com a proprietária Ione Marques

No dia 1º de julho, o Centro de Formação de Condutores (CFC) Jeremias completou 20 anos de atuação em Ibirubá e região, e dia 3 ocorreu a confraternização e brinde, entre direção e funcionários, pela passagem da importante data. A Reportagem do VR esteve lá e conversou com a proprietária Ione Marques, que contou um pouco dessa história.

Conforme Ione, seu pai, Jeremias Marques de Oliveira, fundou a antiga auto escola há cerca de 40 anos, ainda na década de 70. Portanto, quando se trata de capacitação de condutores, a experiência do CFC Jeremias vem de mais de quatro décadas. De acordo com Ione, na época, o método de ensino era bem diferente do atual, pois os alunos vinham praticamente “sabendo dirigir” de casa, tendo o instrutor de trânsito apenas de aprimorar os conhecimentos e ensinar a baliza para a prova prática. Em 1º de julho de 1997, entrou em vigor o novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quando foram criados os Centros de Formação de Condutores (CFCs), com novas regras e exigências.

A partir dali foi criado então o CFC Jeremias, que, ao longo de seus 20 anos de história acompanha e se adapta cada vez mais às mudanças tecnológicas e melhorias exigidas na formação dos condutores. Um exemplo disso é a filmagem das aulas práticas, sistema adotado há cerca de seis meses.

Há três anos, o CFC também implantou o simulador de aulas práticas, equipamento revolucionário na formação dos condutores. Inclusive, Ione destacou que o Rio Grande do Sul foi pioneiro na implantação do simulador, incluindo-o em suas atividades muito antes do que os demais estados brasileiros.

Outra novidade que será implantada em breve será o sistema de biometria, que permitirá gravar os dados dos alunos em exames médicos e psicotécnicos em novas habilitações, renovações ou mudanças de categoria.

No início, o CFC Jeremias funcionava na Rua General Osório, prédio da Comercial Frielink, passando depois para a Rua Serafim Fagundes, no Shopping Simonetti (antigo SS Shopping). Com o tempo, o CFC foi crescendo, as atividades expandindo e surgindo novas demandas, e com isso a necessidade de procurar um espaço maior e adequado. Assim, há cerca de três anos o CFC Jeremias se situa na Rua do Comércio, em amplo espaço situado em frente à nova Agência dos Correios, de excelente localização.

Serviços

Atualmente, o CFC Jeremias possui cerca de 20 funcionários, seis carros, duas motos e um ônibus para as aulas práticas, trabalhando com primeira habilitação, mudança de categoria, renovação de exames, reciclagem, Permissão Internacional para Dirigir e cursos especializados. Conforme Ione, cerca de 50 alunos passam pelo CFC mensalmente, com índices de aprovação dentro do exigido pelo Detran/RS. “Trabalhamos em prol da segurança no trânsito. Através de profissionais credenciados e competentes, desde as aulas teóricas até as aulas práticas, temos a preocupação de formar condutores responsáveis no trânsito. Esta é a nossa missão”, destaca Ione.