Chuva de quase dois dias durante esta semana
29 abril 2017 |
Compartilhe:

 

A escassez de chuvas durante os meses de março e abril – o que proporcionou aos agricultores excelente período para a colheita da soja – deu lugar a um grande volume na última semana. Desde o dia 31 de dezembro de 2016, quando ocorreu uma enchente, não havia mais chuva intensa e transtornos relacionados.

A chuva iniciou mansa ainda na segunda-feira (24), quando foram registrados 22mm. Naquela noite e madrugada, a precipitação tornou-se mais intensa, chovendo sem parar durante toda a terça-feira (25). Ao final do dia, uma pancada de chuva foi tão forte que em poucos minutos fez transbordar o Rio Pulador, que já se encontrava com volume razoavelmente alto devido à precipitação ininterrupta desde o dia anterior. Somente terça-feira, foram registrados 160mm.

Mais uma vez, foram momentos de apreensão para a população das proximidades do arroio, que acabou transbordando mais uma vez. Felizmente, a aguaceira amenizou e deu lugar a uma chuva mais fraca, o que fez o rio baixar rapidamente.

Na quarta ainda choveu mais 3mm. Os três dias de precipitação somaram 185mm, mas algumas áreas do município registraram mais de 200mm.

Pelo menos as chuvas elevaram o nível da água dos reservatórios, baixos devido ao período de seca. O Rio Jacuí Mirim também transbordou. O Lagoa do Passo Real teve aumento significativo em seu nível.

Após a chuva, veio o frio. O clima de inverno se instalou desde a quarta-feira (26), quando a população precisou retirar os casacos do armário. Nos dias seguintes, o ar ficou gelado, com temperatura mínima de 1ºC no centro de Quinze de Novembro, na manhã de ontem. Em Selbach, chegou ocorrer até mesmo geada, mesmo que de fraca intensidade. Em Ibirubá, as mínimas ficaram perto dos 5°C.

A próxima semana deve ser seca com menos frio, cedendo espaço a dias ensolarados e clima mais agradável. Confira a previsão do Climatempo:

tempo domingo

5IBchuvas(1)

Rio Pulador transbordou terça-feira à noite (foto: Grupo Fatos Jornalísticos)

5IBchuvas(2)

Área rural também é afetada com as enchentes do Pulador. Registro na Linha da Produção/Quinze de Novembro (foto: Kako Goelzer)

5IBchuvas(3)

Ponte do Lagoão, sobre o Rio Jacuí Mirim (foto: Ademir Camargo)

5IBchuvas(4) 5IBchuvas(5)

Termômetro mostra mínima de 1°C na manhã de ontem, em Quinze de Novembro. Primeira geada do ano foi registrada em Selbach, às 7h30min de sexta-feira, a 3,8°C (fotos: Grupo Fatos Jornalísticos)

Foto em destaque: cerração anunciou um belo dia na sexta-feira