Câmara de Vereadores de Quinze de Novembro homenageia a Cotribá e concede o título de cidadão benemérito ao presidente Celso Krug
14 outubro 2021 |
Compartilhe:

Em sessão solene na noite desta quarta-feira (13), a Câmara Municipal de Vereadores de Quinze de Novembro homenageou a Cotribá pelos 110 anos de atuação e entregou o título de cidadão benemérito ao presidente da Cooperativa, Celso Leomar Krug. A solenidade destacou a importância da cooperativa para o desenvolvimento do município, e valorizou o trabalho exercido pelo presidente Celso, natural de Quinze de Novembro, à frente da instituição.

A homenagem à Cotribá foi proposta pelos vereadores Deinner Maurer e Gilmar Galera, e a homenagem ao presidente Celso foi uma proposição do vereador Tiago Spielmann. As duas indicações foram aprovadas por unanimidade. Durante toda a sessão dedicada à cooperativa, as lideranças destacaram o protagonismo da Cotribá e do presidente Celso em Quinze de Novembro e na região. 

O município de Quinze de Novembro tem sua base econômica no setor primário, com uma peculiaridade: a produção leiteira tem mais representatividade na economia que a produção de grãos. O trabalho da Cotribá, liderada pelo presidente Celso no incentivo à atividade leiteira nas pequenas propriedades foi determinante para muitas famílias que hoje têm na produção leiteira a principal fonte de renda. 

O vice-prefeito Marcos Petri elogiou o modelo de gestão da cooperativa. “A Cotribá é um exemplo para o cooperativismo e para o agronegócio. Vejo aqui os líderes da cooperativa na comunidade, os conselheiros, que estão presentes não só nas homenagens, mas em todo o desenvolvimento estratégico. Acredito que a colonização do nosso município prosperou por que estava próximo à Genossenschaft”.  

“A Cotribá sempre apostou em nosso município, fez grandes investimentos, trouxe para cá o desenvolvimento econômico com o cooperativismo, acreditando em nossa comunidade e em nossa gente. É uma das maiores empregadoras, gera impostos e desenvolve nosso município. 

Obrigado Cotribá por acreditar na cooperativa e obrigado Celso por emprestar seu nome para a história de Quinze de Novembro”, destacou o prefeito Gustavo Stolte. 

O deputado estadual Clair Kuhn comentou sobre a presença da Cotribá na vida da comunidade. “As pessoas aqui de Quinze de Novembro vivenciam o cooperativismo e certamente a Cotribá e a pessoa do presidente Celso tem uma parcela muito importante nisso. É um orgulho para todos nós termos a atuação da Cotribá na comunidade, como uma referência em diversos segmentos”.

O vice-presidente da Cotribá, Enio Cezar Moura do Nascimento, salientou a identificação com a comunidade local. “Quinze de Novembro faz parte do DNA da Cotribá. Esta comunidade contribuiu muito para a cooperativa chegar aos 110 anos. Até o final da década de 90, a Cotribá estava praticamente só em Ibirubá e Quinze de Novembro. Por isso, é muito gratificante recebermos essa homenagem aqui, ter o reconhecimento dos vereadores que representam a comunidade”. Enio também destacou que, além dos impostos e empregos gerados pela cooperativa, dentre todas as empresas que recolhem o leite produzido, a Cotribá, através da CCGL, é a única que retorna o imposto da industrialização para o município de origem.

Em seu pronunciamento, o presidente da Cotribá Celso Leomar Krug agradeceu o reconhecimento. “É um dia especial, alegre e emocionante. Nós na cooperativa realmente temos um compromisso com a comunidade desde a emancipação de Quinze de Novembro. Buscamos estar presentes através da Cotribá e também por ter nascido e crescido aqui e ainda manter a atividade rural no município. Quero deixar registrado o meu agradecimento e consideração a vocês”. 

Na oportunidade, o presidente Celso anunciou a doação de lençóis para o hospital de Quinze de Novembro, a exemplo da doação feita pela cooperativa para o hospital de Ibirubá. E também informou a toda a comunidade que a Cotribá está oferecendo um show com o grupo Os Fagundes no dia 08 de dezembro, em comemoração aos 34 anos de Quinze de Novembro: um presente da cooperativa aos associados e comunidade em geral, em celebração aos seus 110 anos de atuação.

Também estiveram presentes na Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Quinze de Novembro, presidida pela vereadora Anita Schäffer, os vereadores Sigmar Pause Horbach, Marla Klein Rauch, Tiago Spielmann, Deinner Maurer, Nilva Lopes Maldaner, Tamara de Oliveira Dressler, Fabiano Ruppenthal e Leomar Diettberner; os familiares do presidente: esposa Lúcia Binsfeld e filho Vinicius Krug, os gerentes Marcelo Debortoli, Tiago Strehl e Milton Severo (responsável pela unidade da Cotribá em Quinze de Novembro), o coordenador do supermercado Fernando Ruppenthal, e os conselheiros do município.