Religião
Com pandemia, pela 1ª vez em muitos anos, entrada da Igreja Matriz fica sem tapete de Corpus Christi
8 junho 2020 | Religião
Compartilhe:

Corpus Christi é uma comemoração que faz parte do calendário da Igreja Católica, e sua criação remonta ao século XIII. Aqui no Brasil a data é celebrada com um feriado, sempre em uma quinta-feira. No dia de Corpus Christi, celebra-se um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia.

Corpus Christi é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa “corpo de Cristo”. A realização da eucaristia é uma referência à Última Ceia, realizada por Cristo com seus discípulos durante a Semana Santa, e à ordem de Cristo (conforme a simbologia citada) de consumir o pão e o vinho em sua memória. A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa, sendo celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição. Outro marco importante para o estabelecimento da data é o Domingo da Santíssima Trindade. Na quinta seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, é comemorado Corpus Christi.

Esse ano, em Ibirubá, por causa do COVID-19, não serão confeccionado os tradicionais e belos tapetes em serragens feitos pelo Grupo de Jovens DoBêm, apenas será ministrado, um Missa de Corpus Christi e Adoração ao Santíssimo, às 8h30m, na matriz (será permitido apenas a entrada aos ministros). A celebração poderá ser acompanhada por todos, pelo facebook do Grupo de Jovens DoBêm de Ibirubá.