Agricultura
Comissão de Agricultura do Senado discutiu inovação e sustentabilidade
18 março 2018 | Agricultura
Compartilhe:

O vice-presidente da Farsul, Elmar Konrad, participou da audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado, que aconteceu dia 9 durante a Expodireto 2018, em Não-Me-Toque. O tema foi “O impacto da inovação na sustentabilidade ambiental”. Ele também representou a Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

A audiência foi aberta pelo presidente da CRA, senador Ivo Cassol (PP-RO), que garantiu a derrubada do veto presidencial que anulou o perdão de multas e encargos sobre dívidas dos produtores no âmbito do Funrural.

A senadora Ana Amélia (PP-RS) ressaltou a importância de debater os impactos da inovação tecnológica e da pesquisa em ciência e tecnologia no campo, principalmente quanto à sustentabilidade ambiental, segurança de renda dos produtores, sanidade das safras e ganhos para a economia nacional. Foi o primeiro seminário do ciclo de palestras e debates sobre esses temas que a CRA vai desenvolver durante 2018.

Konrad defendeu a inovação na sustentabilidade com garantia de renda aos produtores, sanidade na produção agropecuária e ganhos na economia. Destacou a participação do setor no PIB brasileiro. Fez um apanhado da evolução da agricultura regional desde a implantação da cultura da soja, com a contenção da erosão e a mecanização agrícola, fertilizantes e demais insumos, plantio direto até a agricultura de precisão e a biotecnologia. O presidente do Sindicato Rural de Ibirubá destacou ainda a evolução do debate político.

Também participaram o secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, presidente da Cotrijal, Nei Mânica, e o chefe da Embrapa Trigo, Osvaldo Vasconcellos Vieira.