Confecção de Carteiras de Identidades está funcionando em Ibirubá
Para o atendimento, a pessoa interessada deverá fazer um agendamento pelo telefone (54) 3324-8531
30 julho 2021 |
Compartilhe:

Aconteceu na manhã de sexta-feira (30/7) junto as Ruas Fermindo de Paula com a Tiradentes, prédio do SINE, a apresentação do novo Posto de Identificação de Ibirubá, local este onde será possível através de agendamento o encaminhamento de novas identidades (RG).

Até 2019, o serviço de encaminhamento de Documentos de Identidade era feito junto à Delegacia de Polícia Civil. Em virtude de o servidor designado para esta função ter se aposentado, Ibirubá não teve mais o serviço à disposição. Era necessário o deslocamento a cidades vizinhas que tivessem um Posto de Identificação do Instituto Geral de Perícias (IGP), vinculado à Secretaria de Segurança Pública do RS (SSP-RS).

No início do ano de 2020 foram iniciadas as tratativas para celebrar um convênio com o Governo do Estado a fim de viabilizar a instalação de um Posto de Identificação para a confecção de Carteiras de Identidade em Ibirubá.

Primeiramente, foi abordada junto à delegada da época, Diná Aroldi, a possibilidade de o Município ceder um servidor para realizar o serviço junto ao espaço reservado na Delegacia de Polícia, como vinha sendo feito. Porém, tal hipótese não foi aprovada pelo Estado.

Presente no ato a Delegada Regional Dina Aroldi comemora essa conquista para o município:

“Com essa reinauguração, Ibirubá inicia esses trabalhos que são muito importantes pra nossa comunidade e região, o qual estávamos sem realizar, e hoje, a população pode comemorar novamente com a disponibilização deste serviço e não precisa mais se deslocar para Cruz Alta ou Selbach, pra fazer a carteira de identidade e fico muito feliz de participar desse momento” Finaliza Diná

Então, o Município manifestou que disponibilizaria um local com espaço adequado e cederia um servidor para realizar o serviço. Depois de cumpridos todos os requisitos exigidos junto à SSP-RS, através do IGP, foi celebrado o Termo de Cooperação n.º 449/2021, em abril deste ano, num esforço conjunto entre as partes para disponibilizar o serviço em Ibirubá.

 

Após a publicação do Termo de Cooperação, o Município iniciou a estruturação física do local (aquisição de computador, e-mail, canal de acesso via Estado, internet adequada) para garantir o pleno acesso ao sistema e a designação de um servidor municipal para o atendimento. Por parte do Estado, foi providenciada a capacitação do servidor junto ao Posto Regional de Identificação de Cruz Alta.

No momento, o serviço será iniciado de forma que o cidadão apresenta a Certidão de Estado Civil, foto 3×4 e realiza a coleta das digitais com tinta junto ao Posto de Identificação. Porém, a Administração Municipal aguarda a disponibilização, por parte do Estado, dos equipamentos digitais que irão facilitar e agilizar o processo da confecção da identidade.

O Secretário Antônio Urnau em entrevista a equipe do VR, se diz contente com a volta deste serviço:

“Estamos felizes por trazer de volta este serviço, visto que o mesmo é de responsabilidade do Estado, mas a Prefeitura está praticamente assumindo essa responsabilidade, desde as despesas com a instalação de equipamento, internet, para poder oferecer a nossa população um serviço tão importante que é a confecção das carteiras de identidade. Há mais de um ano e meio nós estamos nesse processo de instalação e esse serviço finalmente está disponível a todos.” Finaliza

Em seus discurso o Prefeito Abel Grave, reforçou o esforço de todos os órgãos para que esse serviço voltasse a funcionar, esteve sempre empenhado em solucionar esse problema, que por muitas vezes as questões burocráticas fizeram com que demorasse mais para que a cidade pudesse voltar a realizar este serviço de confecção de carteiras de identidades, mas que agora voçlta a estar disponível.

Para o atendimento, a pessoa interessada deverá fazer um agendamento pelo telefone (54) 3324-8531. Os servidores designados para a função são Volnei Carlos Neis, tendo como suplente Ivanir Lindenmayer. O Posto está instalado na esquina das Ruas Firmino de Paula com Tiradentes (prédio onde atendem o Sine e a Junta de Serviço Militar).