Conferência debate sobre a saúde da mulher em Ibirubá
20 maio 2017 |
Compartilhe:

O Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde promoveram na tarde de terça-feira (16) a 1ª Conferência Municipal de Saúde, na Câmara Municipal. O principal objetivo foi refletir sobre a posição da mulher na sociedade e discutir sobre a saúde da mulher: causas de doenças, dificuldades, barreiras e preconceitos enfrentados no dia a dia da área da saúde.

Foi oportunidade para ouvir a sociedade, em especial os servidores da saúde, para qualificar as políticas públicas na área. Bom público participou.

Sob o tema “Saúde das mulheres: desafios para integralidade com equidade”, a enfermeira Carolina Dias, da 9ª Coordenadoria Regional de Saúde de Cruz Alta (9ª CRS) motivou o debate, envolvendo os seguintes eixos temáticos: o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; vulnerabilidade e equidade na vida e na saúde das mulheres; e políticas públicas para as mulheres e a participação social.

Na tarde, ainda, as participantes realizaram atividades em grupo, onde tiveram oportunidade de propor ações e moções para apresentar aos demais. As propostas definidas serão levadas à 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres em Porto Alegre, que acontecerá em junho.

Durante o evento ocorreu ainda escolha das delegadas que irão representar o município na conferência estadual. O evento encerrou com um coquetel de integração.

Prefeito em exercício Alberi Behnen prestigiou o evento

  Carolina Dias foi a palestrante da tarde

Câmara ficou novamente lotada