Cultura
CTG Rancho dos Tropeiros participou do Enecamp da 9ª RT Vaga na final estadual está assegurada na “tava”
3 outubro 2021 | Cultura
Compartilhe:

O último sábado (25) e domingo (26) foramagitados para a gurizada do CTG Rancho dos Tropeiros de Ibirubá. O motivo? A participação na classificatória para o Encontro dos Esportes Campeiros(Enecamp) da 9ª Região Tradicionalista,que aconteceu no município de Tupanciretã.  

Ocorreram disputas de truco, bocha campeira, bocha 48, tetarfe (tejo, tava, argola e ferradura) e tava. O CTG teve inscritos no tetarfe, e na modalidade tava, sagrou-se campeã por equipe, e assim,classificou-se para a final estadual, que acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de novembro em Marau.

Conheça mais sobre o tetarfe

Essa é uma espécie de maratona de esportes tradicionalistas, unindo quatro modalidades diferentes: tejo, tava, argola e ferradura.

O que é: é um jogo entre equipes,disputado em cancha, em que o objetivo é marcar a maior pontuação em um conjunto de quatro esportes. 

Equipes: 3 ou 4 pessoas (em caso de 4, a menor pontuação é descartada)

Onde jogar: em uma cancha de chão batido, onde serão demarcadas as áreas para cada jogo – tejo, tava, argola e ferradura. A pista terá um comprimento total de nove metros e largura de dois. Divisões indicam os quatro metros de tejo e os cinco metrosda argola e da ferradura. A última raia, medindo sete metros, indica o limite para montagem da bacia do jogo de tava.

Como jogar: cada competidor faz uma sequência de arremessos – dez no tejo, trêsnas argolas e nas ferraduras e quatro na tava. No tejo, a pontuação varia conforme a proximidade das fichas lançadas com a adaga, e o arremesso é feito a uma distância de quatro metros: se bater na adaga e cair no buraco, são 5 pontos; se for primeiro no chão e cair no buraco, 4 pontos; dentro do raio menor, 3 pontos; dentro do raio maior, 2 pontos; fora do raio, perde um ponto. Se ficar bem na linha do raio, considera-se a maior pontuação.

Na tava, a pontuação é a mesma do jogo original. Nas argolas, marca ponto quem lançar o objeto dentro da barra de ferro de 15 centímetros de comprimento acima do solo. Cada uma das três argolas tem diâmetros diferentes e são eles que definirão os pontos marcados: oito cm (5 pontos); doze cm (3 pontos) e 16 cm (1 ponto). Na etapa da ferradura, o competidor tem como objetivo deixa-la presa na barra de ferro de 20 cm de altura acima do solo: se a ferradura bater na barra sem tocar no chão, pontua 5, e se encostar no chão primeiro e depois prender na barra, são 2. Se errar, não ganha e não perde nada. Depois que todos os jogadores da equipe fizerem os arremessos, é descartada a pior pontuação e pontos dos demais são somados. O trio que tiver a maior pontuação é o vencedor.