Cuidados ajudam a evitar acidentes nas redes de energia durante a safra
25 março 2017 |
Compartilhe:

Trabalhe com segurança

As redes de energia da Coprel levam desenvolvimento para o interior, possibilitando a realização de muitas atividades agrícolas que dependem da eletricidade, além de levar conforto e melhores condições de vida para as pessoas que residem no interior. E para chegar até as propriedades de milhares de famílias cooperantes, as redes passam por estradas e lavouras, próximas dos locais de trabalho, trânsito e de produção. Por isso, a cooperativa orienta constantemente a população sobre os cuidados necessários com as redes de energia.

Como a região de atuação da Coprel está em período de safra, aumenta a movimentação de máquinas nas lavouras onde estão instaladas as redes. É fundamental que os agricultores tenham muito cuidado ao realizar o trabalho próximo às redes, evitando o choque de máquinas com postes ou cabos.

Nesta época, os incidentes ocorrem principalmente ao se manobrar colheitadeiras e carretas graneleiras próximo às redes de energia. Mas o alerta vale durante todo o ano, pois qualquer equipamento que é manobrado próximo à rede ou que possuem partes móveis que são levantadas, como: pulverizadores, plantadeiras, guinchos, caçambas, retroescavadeiras e aviões agrícolas; possuem o risco de causar acidentes.

Orientações:

– Antes de iniciar o trabalho em locais onde existem redes de energia, planejar como será feita a colheita, plantio ou pulverização, de modo a estar sempre consciente do cuidado necessário ao se aproximar da rede

– Manter uma distância segura dos postes

– Verificar a altura dos cabos, em especial antes de movimentar partes móveis de máquinas como colheitadeiras e pulverizadores

Apesar de um acidente ser involuntário, sempre pode ser evitado ao se ter cuidado com a segurança. E existe uma tendência maior do acidente ocorrer no final de um dia cansativo de trabalho, na pressa da colheita antes da chuva ou quando se está quase concluindo a atividade. Por isso, outra orientação útil é, sempre que possível, iniciar a colheita pelas áreas próximas da rede de energia, pois no início de qualquer trabalho os níveis de atenção estão mais altos.

Em caso de dúvidas ou ao ocorrer qualquer incidente envolvendo redes de energia, a primeira providência deve ser avisar a distribuidora responsável. No caso da Coprel, o contato é pelos telefones 116, 0800-51-3196 ou 0800-701-3196. A ligação é gratuita e o atendimento é 24 horas. (ASCOM Coprel)