Geral
De Ibirubá para o mundo: Doutor Picanha leva costumes gaúchos para a capital francesa
17 setembro 2017 | Geral
Compartilhe:

O ibirubense Paulo Picanha Telpes, o Doutor Picanha, representará Ibirubá e o Rio Grande do Sul no 5º Festival do Rio Grande do Sul de Paris, entre os dias 20 e 24, onde apresentará a gastronomia gaúcha. Paulo Sérgio Telpes nasceu em Passo Fundo, mas veio residir na Terra da Pitangueira do Mato ainda criança. Hoje, aos 45 anos, tem seu churrasco conhecido no Brasil e até no exterior

A história começa em 2005, quando Paulo foi tentar a vida em Brasília. Apenas com a roupa do corpo, buscava uma oportunidade. Ao chegar, um grupo de amigos pediu para ele assar um churrasco gaúcho, que fez um sucesso que se espalhou. Ele abriu seu próprio negócio: uma empresa especializada em churrasco para eventos.

De lá para cá, foi só sucesso: com a agenda sempre lotada, atualmente é difícil conseguir um horário com o Doutor Picanha. Paulo concluiu recentemente curso superior em Gastronomia e também é conhecido por marcar no Guiness Book o maior churrasco do mundo: dia 2 de maio deste ano, ele assou 16 toneladas de costela junto ao Seminário São José de Cascavel (PR).

O ponto alto na capital francesa será dia 24, quando Paulo assará o churrasco que finaliza o evento promovido pela Associação Franco-Brasileira Sol do Sul. A entidade é uma espécie de CTG de Paris, que existe há 14 anos e organiza o Festival Gaúcho desde 2013 na cidade, sempre dia 20 de setembro.