Depois de semana abaixo de zero, temperatura pode subir até 30°C
22 julho 2017 |
Compartilhe:

Massa de ar polar derrubou temperatura na semana. Ibirubá registrou mínima de -2,5ºC quarta-feira. Depois do frio, o inverno terá mais um veranico no RS, com máxima perto dos 30°C neste domingo e na segunda-feira. Previsões descartam chuva até o final do mês

Quem estava sentindo falta do frio, teve motivos de sobra para comemorar esta semana. Há quem dizia que a estação não estava “com cara de inverno”, até porque as temperaturas nas últimas semanas estavam acima das consideradas “normais”.

O sábado (15) ainda foi de calor em Ibirubá e região, o que fez a população guardar os casacos no armário. Porém, já na manhã do domingo (16), iniciou uma queda brusca na temperatura, que se intensificou à tarde. Os alertas davam conta da possiblidade de neve para a região, devido ao frio intenso associado à instabilidade, que não se confirmou – apenas alguns flocos tímidos foram registrados na Serra Gaúcha. Em Ibirubá, a mínima registrada foi de 3°C.

Com o afastamento da massa de ar, o frio se intensificou. No amanhecer de terça-feira, 18, os campos amanheceram branquinhos, cobertos pela geada – a segunda registrada em 2017.

A estação meteorológica do Inmet de Ibirubá, junto ao IFRS, marcou mínima de -1,6°C. No termômetro central, às 8h, a temperatura era de -1°C.

Na quarta, 19, a geada foi ainda maior – e o frio também: -2,5°C na madrugada, conforme o Inmet. Na quinta-feira (20), a temperatura começou a subir gradativamente, variando de 1,9°C a 19,3°C, à tarde. Teve geada, mas bem menor.

Ontem pela manhã o termômetro central marcava 3ºC às 8h, também com um pouco de geada, em alguns pontos.

 

Campo do Gabe amanheceu coberto pela geada (Foto: Clóvis Messerschmidt)

Estradas da Linha Seis tinham gelo até às 8h30min da manhã

Termômetro central em Ibirubá marcava -1ºC no amanhecer de terça-feira, dia 18

Inverno dos gaúchos: agora calor

A temperatura volta a subir neste sábado. Prognósticos de meteorologia apontam máximas perto dos 30°C em algumas regiões do Estado neste final de semana. De acordo com o Inmet, o tempo bom e com temperaturas elevadas deve perdurar na próxima semana, sem indicativos de chuva até o final do mês.

A oscilação brusca na temperatura é resultado da entrada e saída de dois sistemas na região: a massa de ar polar veio na retaguarda de uma frente fria, o que derrubou as temperaturas. Porém, desde a quinta-feira ela começou perder a intensidade e se afasta para o oceano. O distanciamento faz com que os termômetros subam gradativamente ao longo dos dias. Na próxima segunda-feira (24), a máxima também pode chegar aos 30°C no RS.

O restante do inverno tenda a intercalar períodos de frio com veranicos. Mas, a tendência é de que as próximas ondas de frio não sejam tão intensas quanto esta registrada na última semana.

Confira a previsão para Ibirubá nos próximos dias

Hoje: 9°C a 22°C

Domingo: 13°C a 26°C

Dia 24: 16°C a 27°C

Dia 25: 16°C a 26°C

Confira alguns belos registros feitos esta semana. As fotos são de Clóvis Messerschmidt