Agricultura
Deputado Clair defende juro zero para agricultura familiar e recursos para Emater
13 janeiro 2022 | Agricultura
Compartilhe:

Em reunião com o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Júnior, o deputado Clair Kuhn (MDB) solicitou que o governo do Estado subsidie os juros das operações de crédito rural para agricultores familiares e reforçou o pedido por ações para auxiliar empreendedores na retomada das atividades. O encontro ocorreu nesta terça-feira (11).

“Como presidente da Frente Parlamentar para a Retomada da Economia, conversei com o secretário para que amplie as ações sugeridas por nós e que devem ser lançadas em breve pelo governo do Estado para socorrer os pequenos empresários para que possam também atender os agricultores que estão sofrendo prejuízos com a estiagem em nosso Estado”, explicou o deputado Clair.

No início de dezembro, o parlamentar esteve com o secretário Artur para a entrega do relatório de ações dos primeiros oito meses de trabalho da Frente da Retomada da Economia. Proposta em 7 de abril deste ano e instalada 20 dias depois, o documento apresenta reivindicações que incluem empréstimos com juros zero, sendo os mesmos absorvidos pelo Estado, ou a criação de programa de parceria com os municípios; no mínimo um ano de carência para o início do pagamento; prazo de 60 meses para pagamentos; e garantias e fianças por meio do RS Garanti.

As sugestões são resultado das reuniões online e presenciais promovidas pelo presidente Clair com os mais diversos setores da sociedade gaúcha. Participaram prefeitos, vereadores, empresários, comerciantes, estudantes, representantes dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), entre outros.

ORÇAMENTO DA EMATER – O deputado Clair Kuhn também reforçou junto ao secretário Artur Lemos o pedido para que sejam destinados os recursos necessários para que a Emater possa executar todos os programas previstos no Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural. Ao todo, o governo do Estado fará R$ 275,9 milhões em investimentos no setor até 2022.