Geral
Dicas: conforto, economia e segurança no inverno
20 junho 2017 | Geral
Compartilhe:

Aproveite os equipamentos elétricos para se aquecer com segurança e economia

Mais um inverno está iniciando, e as baixas temperaturas da estação mais fria do ano fazem com que a utilização de equipamentos elétricos de aquecimento seja importante para manter o conforto dos ambientes. No entanto, estes aparelhos consomem mais energia elétrica, e também exigem instalações adequadas para garantir a segurança na utilização. Confira algumas orientações da Coprel para aproveitar o inverno com economia e de forma segura.

ECONOMIA

  • O chuveiro é um dos aparelhos que mais consome energia elétrica em uma residência. E no inverno, este consumo é maior, pois o chuveiro precisa ser utilizado na potência máxima para aquecer bem a água nos dias frios. Portanto, preste atenção no tempo de banho para não ter surpresas com a conta de luz. Outra dica importante para a economia é manter os orifícios de saída de água bem limpos. É necessário desligar a chave geral antes de fazer a limpeza e manutenção no equipamento.
  • O ar condicionado deve ter seus filtros limpos regularmente para que sua operação não gere desperdício de energia, além de este cuidado ser importante para a saúde das pessoas que estão no ambiente. Também é necessário fechar portas e janelas no ambiente com ar condicionado, para o calor permanecer no ambiente.
  • No inverno, geladeiras e freezers podem ser utilizados em uma potência mais baixa

SEGURANÇA

  • Aquecedores elétricos devem ser mantidos descobertos, longe do alcance de crianças e de fontes de água. É importante desligar o aquecedor ao sair do ambiente.
  • Para os adeptos do uso do lençol térmico, uma série de cuidados devem ser observados para evitar acidentes. Ao realizar a compra deste aparelho, opte por modelos que possuem o selo do Inmetro. Ligue o lençol para aquecer a cama e desligue o aparelho antes de deitar. Não deixe o aparelho ligado por longos períodos. Na hora de guardar o lençol, o ideal é enrolá-lo, e não dobrar o lençol, para que não sejam danificados os condutores.
  • Nos últimos anos, muitos equipamentos elétricos foram instalados nas residências, sem haver uma revisão das instalações de energia. Isso é muito perigoso, pois as instalações elétricas podem não estar preparadas para suportar essa nova demanda. Oscilações na energia e desarme de disjuntores são sinais de que há algum problema nas instalações elétricas internas. Portanto, é necessário contratar um eletricista de sua confiança e providenciar as melhorias necessárias nas instalações elétricas.
  • Outra orientação importante é que, antes de instalar novos equipamentos elétricos, o cooperante informe à Coprel a quantidade e carga prevista para ser instalada. Em alguns casos, pode ser necessário realizar um aumento de carga para que o sistema elétrico suporte, com segurança, o crescimento da demanda por energia.