Dom Adelar Baruffi é nomeado Arcebispo de Cascavel
22 setembro 2021 |
Compartilhe:

Depois de seis anos e meio de bispado em Cruz Alta, Dom Adelar Baruffi foi nomeado, nesta quarta-feira, dia 22 de setembro, pelo Papa Francisco como Arcebispo da Arquidiocese de Cascavel, no Paraná. Ele deverá tomar posse no dia 31 de outubro, às 10h, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, de Cascavel.

Com a nomeação de Dom Adelar para a Arquidiocese de Cascavel, a Diocese de Cruz Alta permanece vacante até a nomeação de um novo bispo.

Dom Adelar foi ordenado Bispo em 07 de março de 2015 e assumiu a Diocese de Cruz Alta no dia 15 daquele mesmo mês e ano.

 

Saiba mais sobre a trajetória de Dom Adelar

 

Natural de Coronel Pilar, Dom Adelar nasceu em 19 de outubro de 1969. O segundo dos três filhos de Iraci e Melíbio Baruffi. Ingressou no seminário aos 15 anos. Formou-se em Filosofia e Teologia pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Recebeu a ordenação presbiteral em 22 de janeiro de 1995 e foi nomeado bispo, pelo Papa Francisco, em 17 de dezembro de 2014. Sua ordenação episcopal foi realizada no dia 07 de março de 2015, no Santuário Diocesano de Santo Antônio – Bento Gonçalves-RS, sendo empossado Bispo Diocesano de Cruz Alta no dia 15 de março.

Dom Adelar é mestre em Teologia e especialista em Espiritualidade pela Pontificia Faculdade Teológica Teresianum, em Roma.

Em sua trajetória, Dom Adelar trabalhou na formação sacerdotal por 15 anos. Atuou no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, onde permaneceu por oito anos. Foi reitor do Curso Propedêutico e auxiliar no Seminário Diocesano de Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha, por três anos. Também exerceu a mesma função, no Seminário Maior São José, em Caxias, durante quatro anos e Vigário Paroquial da Paróquia Santo Antônio, em Bento Gonçalves, onde também ocupava a coordenação da Região Pastoral, coordenação regional do Curso de Teologia e Bíblia, e assessoria do curso de Teologia para Leigos daquela diocese.

Como Bispo, Dom Adelar foi Referencial do Serviço de Evangelização da Juventude no Regional Sul 3.

 

 

 

Por Greice Pozzatto

Assessora de Comunicação da Diocese de Cruz Alta