Tapera
Escola Dionísio debate bullying, violência, direitos e deveres
27 agosto 2017 | Tapera
Compartilhe:

A Escola Estadual Dionísio Lothário Chassot de Tapera realizou na manhã de quinta-feira, 24, no Centro de Eventos, o 1º Círculo de Palestras da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (CIPAVE). Participaram os alunos do 6º ano ao Ensino Médio da Escola Dionísio e de escolas municipais.

A coordenação pedagógica, juntamente com a direção, vem trabalhando o programa desde 2015. É uma ação da Secretaria Estadual de Educação com a escola e demais secretarias visando identificar, discutir e encontrar soluções conjuntas para os problemas cotidianos na instituição escolar – e, por consequência, fazer dela local de convivência.

Temáticas das palestras

  • “Valorização da Vida e Combate ao Bullying” – Professora Maria da Graça Dal Prá (25ª CRE)
  • “Limites, Direitos e Deveres do Adolescente na Escola) – Professora Ângela Zeni (25ª CRE)
  • “Violência na Escola, Consumo de Álcool e Drogas” – Vice-presidente do Cipave da Escola Dionísio, Jair Couto Vargas

O Cipave busca orientar as escolas nas diversas situações objetivando identificar a violência, acidentes e causas, definir sua frequência e gravidade, averiguar as circunstâncias e planejar, recomendando formas de prevenção. A comissão também se propõe a firmar parcerias com entidades públicas e privadas para auxiliar no trabalho de prevenção e a estimular a fiscalização pela própria comunidade escolar, para que zele pelo ambiente, realize estudos e mapeie as ocorrências.

Segundo a diretora Mirtes Bullé, o trabalho sempre é voltado para uma escola de paz, de bons relacionamentos. “Nossa escola se preocupa com as dificuldades dos jovens e dentre todas as ações que a escola trabalha é sempre em uma cultura de paz”, destacou.