Escola Edison Quintana – 53 anos de história
18 junho 2021 |
Compartilhe:

Essas pessoas são cheias de sonhos, objetivos e expectativas. Cada pessoa que passa ou participa da Escola deixa e leva consigo aprendizagens e marcas. Assim, construiu-se a história da Edison Quintana: com pessoas, com sonhos, com lutas, com muito trabalho e conquistas.

Em 1966, inicia-se uma história voltada para a EDUCAÇÃO dentro de um espaço físico que, no princípio, seria destinado a um Centro de Tradições Gaúchas (CTG). O município assumiu a obra para realizar adaptações necessárias, a fim de que a instituição de ensino pudesse ser instalada. Na época, o prefeito Olavo Stefanello viabilizou esse sonho para a pequena comunidade da Vila Planalto.

Em 1968, pelo decreto nº 19113, de 17 de junho de 1968, a escola foi reconhecida como de competência estadual e, logo em seguida, passou a ser denominada Grupo Escolar Edison Quintana, em homenagem ao professor e jornalista Edison Quintana. Desde então, começou a ser construída uma história de comprometimento em prol de uma educação pública de qualidade.

Ao completar 53 anos de trajetória, a comunidade escolar Edison Quintana tem muito a se orgulhar por ter feito parte da história de muitas famílias e pessoas. A instituição de ensino sempre primou por formar cidadãos de bem e inspirar gerações, levando o conhecimento, desenvolvendo habilidades e tornando os alunos pessoas capazes de interagir e agir com sabedoria na sociedade. A comunidade escolar comemora os 53 anos com muitas conquistas e batalhas vencidas, e pode resumir um pouco do que foi construído na linha de tempo a seguir:

1968: Criada como Escola Estadual. Em 17 de junho, denomina-se Grupo Escolar Edison Quintana.

1978: Reorganizada em 10 de abril, passa a ser Unidade Estadual de Ensino Edison Quintana, oferecendo educação de 1ª a 4ª série do então chamado 1º grau.

1981: Passa a designar-se Escola Estadual de 1º Grau Incompleto Edison Quintana, podendo o ensino de 1º Grau ser completado na Escola General Osório.

1991: É autorizado o funcionamento do ensino até a 8ª série.

1992: Autorizado o funcionamento do Jardim de Infância, níveis A e B.

1998: Implantação do projeto Educação Para o Pensar – Filosofia para crianças e jovens.

1999: Iniciam-se as obras de ampliação da escola.

2000: Passa a denominar-se Escola Estadual de Ensino Fundamental Edison Quintana. Em 14 de dezembro, foram inauguradas as obras de ampliação.

2006: A escola se destaca na 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática.

2007: A então governadora do estado do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), assina a permuta do terreno ao lado da escola. A instituição também se destaca na 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática.

2008: A escola é reconhecida como uma das cem melhores do Estado, segundo avaliação do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS). A escola se destaca na 4ª Olimpíada Brasileira de Matemática.

2009: É assinada a escritura definitiva do terreno ao lado da escola.

2010: A escola é reconhecida como uma das cinquenta melhores do estado, segundo avaliação do SAERS, e ganha o Certificado de Competência Didático-Pedagógica do grupo GEEMPA. Mateada em comemoração à aquisição do terreno.

2011: Início das atividades da oficina de música da escola.

2012: A escola se destaca na 3ª Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

2013: A instituição é destaque com o prêmio Gestão Escolar, ficando entre as quatro melhores do estado.

2014: Construção de uma nova quadra de esportes.

2015: Escola e família: um elo necessário no ato de ensinar e educar.

2016: A leitura, a pesquisa e a reflexão: possibilidades para a construção de novos saberes.

2017: Leitura, pesquisa, reflexão e gestão das emoções. O educandário fica em terceiro lugar no Troféu Educacional Governador Leonel de Moura Brizola, em âmbito estadual, nas séries finais do Ensino Fundamental.

2018: ESCOLA EDISON QUINTANA, 50 ANOS DE HISTÓRIA: Transformando pequenas ideias em grandes futuros. São idealizados e editados a revista e filme comemorativos dos 50 anos de história.

2019: Família + escola + comprometimento + responsabilidade: alicerces para a construção do futuro. A escola se destaca na Olimpíada Brasileira de Matemática e inicia-se a oficina de teatro.

2020: Construir aprendizagens, criar laços e compartilhar sonhos. Conclusão da nova rede elétrica da escola.

2021: Inicia-se o projeto da quadra esportiva coberta. Comemoração dos 53 anos da escola.

 

A Comunidade Escolar Edison Quintana agradece a tantos colaboradores que foram parceiros na construção dos 53 anos de história e parabeniza a cada pessoa que acreditou e que continua na luta pela EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE.