Educação
Escola General Osório em preparativos para os 60 anos
3 junho 2017 | Educação
Compartilhe:

Nesta semana, a Reportagem do VR foi convidada a ver de perto na Escola General Osório as suas mudanças e investimentos. A diretora Lenize Baruffi Müller fez um apanhado geral das ações e atividades que a escola vem desempenhando. Acompanhe:

 

Projeto Salas Ambiente

Em destaque, um projeto que deu certo: as Salas Ambiente. Implantado em agosto de 2016, o projeto ganhou destaque e mostra resultados: no final do ano constatou-se que o número de alunos com índice de reprovação e em progressão (o popular “provão”) diminuiu consideravelmente.

Essa nova proposta de organização pedagógica arranca elogios dos alunos e dos pais, e serve de exemplo para outras escolas da região, que já cogitam a possibilidade em implantar a essa metodologia de organização.

“A avaliação dos pais e alunos tem sido muito positiva. Os professores também afirmam ter mais autonomia em sala de aula, já que a sala á ‘só dele’ e o tempo com os alunos é maior, já que há só duas disciplinas por manhã. Ainda estamos em um processo de adaptação, e aos poucos vamos fazendo as modificações necessárias de acordo com as sugestões recebidas”, disse a Diretora Lenize.

 

Melhorias na estrutura física

Tela foi instalada nos fundos do terreno da escola

A escola realizou recentemente uma rifa para investir em melhorias. Como a área dos fundos é cercada apenas com arame farpado, são comuns as invasões, a maioria usuários de drogas. Então, o dinheiro da rifa foi investido na compra e instalação de uma tela, além de brinquedos novos para a pracinha da escola.

Por outro lado, a contribuição dos alunos e dos pais tem sido de importante. Dia 6 de maio ocorreu um mutirão para fazer a limpeza do pátio, contando com cerca de 40 voluntários, inclusive oito funcionários da Prefeitura, que também disponibilizou um caminhão para o transporte de galhos e entulhos. Também foram realizadas podas, pintura da pracinha, limpeza e demais atividades necessárias para manter a organização da parte externa da escola. As árvores e o matagal dos fundos foram suprimidos.

Conforme a diretora, dia 31/12/2016, a falta de escoamento da chuva pela Rua Paraná provocou um alagamento nos fundos do educandário. O piso foi danificado e o parquet foi trocado por piso de concreto. Projeto encaminhado ao Governo para troca emergencial do material infelizmente ainda não saiu do papel.

O prefeito Abel Grave fez uma visita com equipe de engenheiros para verificar alternativas, antes que o fato se repita.

Cerca de 40 voluntários participaram de mutirão

 

Comemoração dos 60 anos

A equipe pedagógica já começa os preparativos para a comemoração dos 60 anos da escola, que acontece dia 3 de março de 2017. Conforme a professora Lenize, a intenção é realizar um grande jantar baile em comemoração à data especial, além de outras atividades diferenciadas. A página “Escola General Osório: 60 anos de História” foi criada no Facebook para que alunos e ex-alunos possam compartilhar fotos antigas e deixar seus relatos e memórias.

Atividades – Dia 9 de maio, a instituição realizou uma atividade para o Dia das Mães, a qual contou com a presença de 108 mães, que brincaram com os filhos no Ginasião em atividades dinâmicas realizadas em parceria com o SESC. A escola prepara-se também para uma grande gincana dia 11 de agosto, em comemoração ao Dia do Estudante.