Espaço Horto Medicinal é aberto à comunidade
11 novembro 2017 |
Compartilhe:

Quinze de Novembro conta com um espaço totalmente gratuito para as pessoas que buscam saúde através de recursos mais naturais – no caso, com ervas medicinais. A iniciativa é importante também para manter e divulgar esse importante conheicmento da cultura popular.

O Horto Medicinal, localizado ao lado do Sindicato dos Trabalhadoreds Rurais (STR), é uma parceria entre o sindicato, Emater e a Prefeitura. O Horto é aberto a visitações da comunidade local e regional, serve de espaço para o cultivo e uso de plantas medicinais e sua aplicação à saúde.

O projeto conta também com o apoio de entidades, como o Posto de Saúde, escolas Menino Deus e Progresso, CRAS e a OASE, que ajudam a mantê-lo, realizando limpezas, regras e plantio de novos chás.

O espaço serve para qualquer pessoa que precisar de chás ou mesmo de conhecimento sobre os mesmos, o que é explicado através do Relógio do Corpo Humano.

As primeiras mudas foram adquiridas através de uma campanha feita na comunidade e nas escolas. Atualmente, o Horto possui em torno de 100 tipos de chás.

O Horto Medicinal vem recebendo muitas visitas das escolas de toda a região. Os alunos fazem pesquisas e aprendem sobre o uso medicinal das plantas. O STR disponibiliza uma funcionária para explicar sobre os chás e o funcionamento do “relógio”.

O Relógio do Corpo Humano

No corpo humano, cada orgão funciona involuntariamente, apresentando duas horas de máxima atividade diária. Portanto, o relógio do corpo humano simboliza de forma didática os horários e as plantas medicinais com maior atividade em relaçao ao órgão correspondente.

Estes conhecimentos, passados de geração em geração, são muito importantes e hoje são resgatados através de estudos etnobotânicos e etnofarmacêutico, que levam em conta o conhecimento de cada povo e de cada cultura sobre as plantas e as suas aplicações úteis no dia a dia.

Os idealizadores do projeto pedem a comunidade que ajude a manter o Horto, cuidando do espaço, na limpeza, plantios, regras.

 

Para conhecer o Horto Medicinal de Quinze de Novembro

basta entrar em contato pelo fone 3322-1046 (Daniela)