Evento discute a violência de gênero na próxima terça
1 agosto 2017 |
Compartilhe:

A Comissão da Mulher Advogada OAB/RS/Subseção de Ibirubá CMA), em parceria com o Conselho Municipal da Mulher (COMDIM), promove na noite de 8 de agosto um evento alusivo ao Mês da Advocacia e aniversário de onze anos de instituição da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006). A partir das 19h o tema “Violência de gênero” será debatido junto a Câmara de Vereadores pela especialista Aline Eggers.

O encontro terá como principal objetivo o esclarecimento e a tomada de consciência diante do quadro atual provocado pela desigualdade de gênero.

Gênero diz respeito à identidade adotada por uma pessoa baseada comumente em seus genitais, psicologia ou seu papel na sociedade. Ainda que gênero seja usado como sinônimo de sexo pelo senso comum, nas ciências sociais e na psicologia refere-se às diferenças sociais, conhecidas nas ciências biológicas como papel de gênero. Portanto, sexo (masculino ou feminino) refere-se à morfologia e demais aspectos biológicos dos corpos humanos, e gênero à sexualidade, em como a pessoa se vê e interage socialmente. É um tema bastante atual, que vem sendo objeto de estudo, e tem a ver com moral, preconceito e direitos civis.

A palestrante tem extenso currículo na área: é advogada, especialista em Ciências Penais, Mestre em Direitos Humanos. Aline Eggers é vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada, membro das comissões de Direitos Humanos e de Relações Internacionais e Mercosul da OAB/RS, representante da OAB/RS na Rede de Proteção às mulheres vítimas de violência (Rede Lilás).

A noite contará, ainda, com a participação especial da Delegada de Polícia Diná Rosa Aroldi.

A noite terá explanação sobre o tema e interação com os participantes. O ingresso será um item de material de limpeza ou de higiene, que serão repassados ao Lar do Idoso de Ibirubá.