Fases da lua no plantio podem influenciar no desenvolvimento das culturas?
Entre o lado científico e o popular, existem opiniões divergentes.
22 outubro 2021 |
Compartilhe:

Para muitos agricultores, tanto os mais antigos quanto a nova geração, as fases da lua podem interferir diretamente para a produção de alimentos mais saudáveis. Procurado pela equipe do VR para entender o assunto, o engenheiro agrônomo e produtor rural Luiz Felipe Signor do Nascimento explica que cientificamente não se tem comprovações sobre o tema. Porém, no dia a dia do campo, é possível notar a influência que as fases da lua têm sobre cultivares.

O período de um ciclo lunar é de 29,5 dias, isto é, o período compreendido entre uma lua cheia e a seguinte, passando pelas fases minguante, nova, crescente e cheia. Neste período, a cada dia, a lua está numa posição diferente no espaço celeste, influenciando a vida na terra, em especial, nos vegetais.

“Muitos dizem que é comum o conhecimento de que entre a lua minguante e a nova deve ser plantado tudo o que dá “abaixo do solo” – raízes, tubérculos, rizomas e bulbos comestíveis -, e que entre a lua crescente e a cheia, deve-se plantar tudo o que dá “acima do solo” – folhas, flores e frutos comestíveis”, comenta ele.

Se você acredita nessas teorias, a gente traz dicas do que deve ser plantado a cada fase da lua. Confira:

Lua Nova

Plante alimentos de raiz, como beterraba, batata, cenoura e mandioca, porque as raízes (tubérculos e rizomas) estarão repletos de suas seivas germinativas e, com a vinda da lua crescente, esta tenderá a brotar, que é “sair para fora”. Nesta fase, opte por colher grãos como arroz, feijão, milho e lentilha, porque serão, também, menos suscetíveis ao estrago e a ataques de fungos ou brocas por estarem mais secos internamente.

 

Lua Crescente

Plante tomate, pimentão, quiabo, berinjela, vagem, pepino, abóbora, milho, arroz, feijão, frutíferas, legumes ou cereais. Fase boa para fazer enxertos e preparar o solo com compostos e cobertura vegetal.

 

Lua Cheia

Plante culturas de raiz, incluindo beterrabas, cenouras, cebolas, batatas e amendoins. Também é uma boa fase para perenes, bienais, bulbos e transplantes por causa do crescimento da raiz ativa. Época boa para colher plantas medicinais e frutos – estão mais suculentos devido à maior quantidade de seiva encontrada nos frutos.

 

Lua Minguante

Plante raízes como rabanetes, beterraba, cenoura, batata e outras, isso porque a planta, ao germinar, primeiramente força o enraizamento, demora mais a nascer e retarda um pouco o crescimento. Deve-se colher o milho, abóbora e outros para armazenamento, porque resistem mais ao ataque do caruncho. Boa época para podar.