Filmes do Museu de Selbach serão restaurados na França
10 maio 2017 |
Compartilhe:

Alguns filmes têm mais de 100 anos. Conjunto é peça importante para a histórica da região

Selbach – Os filmes mudos recebidos em doação para o Museu Agrícola Municipal Olindo Fieldekircher estão sendo encaminhados para os estúdios franceses Gaumont Pathe Archives para serem restaurados e digitalizados. Os estúdios realizarão o trabalho gratuitamente.

O material foi doado em 2015 pela Família Haunss, para a Secretaria Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo de Selbach, administradora da entidade.

Os filmes foram encaminhados à Europa em malote diplomático, com apoio do Cônsul Honorário Dr. Roner Guerra Fabris e do diretor da Aliança Francesa de Porto Alegre, Patrice Pauc. O Consulado Francês também tem sua importância, possibilitando o intercâmbio cultural.

Os filmes são dois documentários da primeira metade do Século XX e quatro filmes de ficção mudos. Alguns têm comprovadamente mais de 100 anos.

Quando o processo de restauração e digitalização estiver concluído, os filmes serão exibidos em Selbach, e ficarão disponíveis no arquivo da Gaumont Pathe para consulta.

A responsável pelo departamento de cinema do Museu da Comunicação de Porto Alegre, Carlinda Fischer Mattos, catalogou e preservou o material em sua cinemateca.

Foto: Com a caixa que contém os filmes, o Consul Geral da França em São Paulo, Brieuc Pont, e parte da equipe do Instituto Francês do Brasil (IFB): a Adida de Cooperação e Ação Cultural Sandra Fernandes, o Adido Audiovisual pelo Brasil Raphaël Ceriez, a assistente Cristina Fernandes e Chloé Bernabé di Rollo, assessora audiovisual no Consulado Geral