Fortaleza dos Valos sedia 5º Encontro de Comunidades Quilombolas
22 novembro 2017 |
Compartilhe:

M. Freese/PMFV – Promovido pela Cáritas Diocesana de Cruz Alta para celebrar o Dia da Consciência Negra, aconteceu no último sábado (18) o 5º Encontro de Comunidades Quilombolas em Fortaleza dos Valos, reunindo cinco comunidades quilombolas da região, contando com a participação de mais de 250 pessoas.

Com o tema “Identidade e Empoderamento Quilombola”, as discussões e trabalhos perduraram durante todo o dia. As comunidades do Capão dos Lopes e Costaneira fizeram a acolhida com um café da manhã, precedido por rituais de mística e espiritualidade quilombola, tendo a “Fila do Povo”, onde os todos os participantes tiveram direito a usar a palavra e se manifestar livremente.

Após a pausa para o almoço, aconteceram diversas apresentações culturais, com danças da cultura afro e rodas de bate papo promovidas pela Universidade de Cruz Alta.

Foram parceiros do evento a Emater de Fortaleza dos Valos, IFRS Campus Ibirubá, Unicruz, Diocese e Cáritas Diocesana de Cruz Alta e a Prefeitura de Fortaleza dos Valos.