Saúde
Gestantes: Secretaria disponibiliza curso para casais grávidos
18 março 2018 | Saúde
Compartilhe:

Ibirubá – Casais grávidos poderão participar de um curso preparatório para a chegada do bebê entre os meses de março e dezembro deste ano. Os encontros ocorrem sempre na última quarta-feira do, às 19h, na Câmara. O primeiro será no próximo dia 28.

A iniciativa é da Secretaria de Saúde de Ibirubá. A ideia surgiu a partir do grupo de gestantes, que já vinha acontecendo nas unidades de saúde. “A equipe de trabalho achou muito mais válido substituir os grupos de gestantes das unidades, que se reuniam durante o dia, por um curso envolvendo o homem, pois ele também tem um papel muito importante durante a gestação e depois com o bebê”, informou a enfermeira Amanda Webber, responsável pela Saúde da Mulher no município. Ela comentou que o homem só se sente pai depois que nasce o bebê. “O quanto antes incluirmos esse pai, melhor será para a família”, destaca ela.

Assim, o antigo grupo de gestantes deixa de existir, sendo substituído pelo Grupo de Casais Grávidos. “Acreditamos que, como centralizaremos num único grupo, poderemos dispor da participação de diversos profissionais de saúde, vinculados à Secretaria, que abordarão assuntos pertinentes à gestação, ao bebê, à mulher como mãe, ao homem como pai”, detalhou a enfermeira.

Do trabalho realizado anteriormente com as gestantes nos grupos, a Secretaria constatou que a maioria delas amamentou com mais tranquilidade, conseguiu manter o aleitamento materno por mais tempo e o índice de partos naturais foi muito maior.

Qualquer casal que está grávido, domiciliado em Ibirubá, pode participar, sem custo. Se em algum encontro, o casal não puder estar presente junto, a gestante ou o homem deverá ir sozinho ou poderá levar algum familiar, que participe da vida da família.