Saúde
Governador entrega 10 novos leitos de UTI para Covid em Cruz Alta
13 janeiro 2021 | Saúde
Compartilhe:
Ao dar início ao processo de abertura e reativação de leitos de UTI diante do possível aumento de casos de Covid-19 no Estado, o governador Eduardo Leite entregou, na manhã desta quarta-feira (13/1), 10 leitos novos de UTI Covid SUS no Hospital São Vicente de Paulo, no município de Cruz Alta. A cerimônia ocorreu pela manhã, com a presença da Diretora do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA), Lisiane Wasem Fagundes; da Coordenadora Regional de Saúde da 9ª CRS, Débora Teichmann Rodrigues; da Coordenadora Adjunta Maria Cleci Simões Rouzado; da Prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Libreloto, entre outras autoridades.
CAPACIDADE DUPLICADA
Único hospital de alta complexidade na região Covid de Cruz Alta que abriu leitos de UTI durante a pandemia, o Hospital São Vicente de Paulo já havia aberto outros 10 leitos de UTI em maio, portanto, agora, duplica a capacidade de atender pacientes graves com coronavírus. A instituição tem outros 10 leitos clínicos dedicados à Covid.
As duas alas de UTI foram equipadas com camas, monitores e respiradores fornecidos pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Além disso, o governo do Estado se comprometeu com o custeio da diária, de R$ 1,6 mil por leito de UTI, até que o Ministério da Saúde faça a habilitação e inicie os repasses.
Estes são os primeiros de um total de 168 leitos de UTI que serão abertos, reativados ou que ficarão de retaguarda operacional, para serem habilitadas conforme necessidade, em todo o Rio Grande do Sul. Desse total, está prevista a abertura de 90 novos leitos, fazendo com a ampliação de unidades em UTI SUS passe de 115% – eram 933 leitos antes da Covid e, agora, pode chegar a 2.018.
Fonte: Nona Coordenadoria de Saúde