Grupo Cônego Bento comemora o Dia do Escoteiro
21 abril 2017 |
Compartilhe:

O escotismo é um movimento educacional de jovens que conta com a colaboração de adultos, valorizando a participação de todas as origens sociais, raças e credos, e consiste na maior organização mundial de voluntariado em prol da educação. Os escoteiros têm diversos lemas, como “estar sempre alerta para ajudar o próximo” e “praticar diariamente uma boa ação”. Prezam a natureza e as atividades ao ar livre, como exercícios, excursões e acampamentos, e têm como finalidade serem sadios para desenvolver noções de dever com a Pátria e para com o próximo.

O Grupo Escoteiro Cônego Bento foi fundado em Tapera no dia 16/01/1982, com denominação homenageando o Cônego Benedicto Bisfeld, que por muitos anos atuou na comunidade, mais especificamente como reitor do Seminário Sagrado Coração de Jesus, onde trabalhava com jovens.

4B TAPescoteiros3

Mundialmente comemorado em 23 de abril, o Dia do Escoteiro homenageia São Jorge, conhecido como um santo guerreiro por ter sido soldado da cavalaria, ganhando reconhecimento por sua bravura

Depois de alguns anos de inatividade, o Grupo retomou suas atividades no mês de setembro de 2016, a partir da iniciativa de ex-escoteiros, ex-chefes e dirigentes, que se reuniram em prol dos jovens, com apoio dos pais. O Grupo vem se reestruturando. As atividades são realizadas todos os sábados no Parque de Exposições, em sede própria.

Em janeiro, o Grupo de Escoteiros recebeu o certificado de reconhecimento da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), pelos seus 35 anos de fundação com uma existência plena de realizações em prol da juventude taperense e brasileira, com sucesso institucional e com ativa presença na sociedade e na União dos Escoteiros do Brasil.

São 130 associados inscritos, entre crianças, jovens e adultos, todos engajados em construir um mundo melhor. O grupo taperense está atualmente entre os dez maiores do Rio Grande do Sul em número de integrantes.

Para eles, “ser escoteiro é saber lidar e agir com o inesperado, vencer desafios, superações, aprender brincando, mas, acima de tudo, criar laços de amizades para uma vida toda. E como diz um lema escoteiro, estamos Sempre Alerta Para Servir”. Viva o Escotismo!”

 

4B TAPescoteiros1