Geral
Horário de verão começa nesta madrugada
14 outubro 2017 | Geral
Compartilhe:

Após um período de indecisão por parte do Governo Federal quanto a realização do Horário de Verão neste ano, a decisão foi favorável, e o horário deverá ser adiantado em uma hora às 00h deste domingo. A mudança será adotada em dez Estados (RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MG, GO, MT, MS) e também no Distrito Federal, e deve vigorar até a meia noite do dia 17 de fevereiro de 20148.

O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931 e nos anos após, porém sem regularidade. Em 2008, ganhou caráter permanente, e passou a vigorar anualmente entre outubro e fevereiro. A medida tem a finalidade de economizar energia durante os meses mais quentes do ano, nos quais os dias são mais longos, para o maior aproveitamento da energia solar e consequente economia de energia elétrica.

O Governo Federal chegou questionar e avaliar o final do horário de verão neste ano, após um estudo do Ministério de Minas e Energia indicar que a medida vem perdendo efetividade a cada ano, com “valores irrisórios” em economia. A análise mostrou que a intensidade de consumo de energia está mais ligada à temperatura do que ao horário, com picos nas horas mais quentes do dia. Mas, o Brasil vem enfrentando um período de estiagem, com hidrelétricas com níveis aquáticos reduzidos, o que vem obrigando o Governo a ligar as termoelétricas (de maior custo de operação) e até mesmo a importar energia de outros países. Neste cenário, qualquer economia é bem vinda, e, por isso, o horário de verão foi mantido neste ano. Para 2018, o assunto deve passar por nova análise.