Agricultura
IBGE divulga Pesquisa Trimestral do Leite
10 junho 2021 | Agricultura
Compartilhe:

Ibirubá aparece na 5º colocação, com 48.270.903 mil litros em 2019.

Os dados preliminares da Pesquisa Trimestral do Leite do IBGE para o primeiro trimestre de 2021, divulgados nesta quarta-feira (13/05), apontam um aumento de 1,3% na captação de leite cru resfriado, em relação ao mesmo trimestre de 2021. Ibirubá, em 2019  apareceu na 5º posição, com uma produção de 48.270.903 mil litros.

A Pesquisa Mensal de Leite teve início em 1976 e investigava, de modo censitário, a quantidade de leite adquirido e/ou recebido para transformação; a quantidade de leite destinado à industrialização no próprio estabelecimento; a quantidade de leite transferida e/ou comercializada; e a quantidade de leite estocada. Ao longo do tempo, ocorreram alterações e aprimoramentos em variados aspectos da pesquisa – escopo; composição do cadastro de informantes; periodicidade; metodologia; conceituações; instrumento de coleta –, os quais se refletiram, também, em sua denominação atual. Em razão das mudanças metodológicas ocorridas, os dados da Pesquisa Trimestral do Leite, implantada em 1997, não devem ser comparados aos da Pesquisa Mensal de Leite, uma vez que elas apresentam características distintas, tanto no que concerne à constituição dos cadastros, quanto no que diz respeito às variáveis investigadas. Mais recentemente, em 2013, houve a introdução do questionário on line, e o informante passou a ter a opção de realizar o preenchimento dos dados pela Internet.

A pesquisa fornece informações sobre as quantidades de leite cru adquirido, leite cru recebido por transferência, leite cru destinado à industrialização, e leite cru vendido ou transferido a outros estabelecimentos. Não são considerados na investigação os estabelecimentos que apenas realizam o resfriamento do leite (postos de resfriamento) para a própria empresa a que pertencem, ou para terceiros.

A periodicidade da pesquisa é trimestral, sendo que, para cada trimestre do ano civil, os dados são discriminados mês a mês.

A partir do primeiro trimestre de 2018, atendendo solicitações de usuários para acesso mais rápido às informações da conjuntura da pecuária, passaram a ser divulgados os “Primeiros Resultados” da Pesquisa Trimestral do Leite para o nível Brasil, em caráter provisório. Eles estarão disponíveis cerca de um mês antes da divulgação dos “Resultados Completos” no periódico Indicadores IBGE: Estatística da Produção Pecuária.