Educação
IFRS leva oficina sobre novas tecnologias a escolas da região
1 setembro 2017 | Educação
Compartilhe:

Primeira etapa do projeto foi realizado em Selbach

As novas tecnologias podem ser grandes aliadas no processo de ensino/aprendizagem e o pleno domínio delas é fundamental na atualidade. Pensando nisso, o curso de Licenciatura em Matemática do IFRS Campus Ibirubá criou o projeto de extensão “Socialização de Saberes Científicos no Contexto da Comunidade Local e Regional”, com o objetivo de levar esses conhecimentos às escolas da região como uma atividade de formação continuada para os professores.

O projeto iniciou na Escola Estadual Adão Seger, em Selbach. Os professores Rodrigo Gama e Vanussa Souza, do curso de Matemática, conduziram a Oficina de Tecnologias no Ensino em duas etapas, dias 21 e 28 de agosto. As datas e horários foram definidas pela própria escola, adequados à disponibilidade dos ministrantes.

Foram trabalhados sites e programas úteis para a sala de aula, como provedores de e-mail, formulários, armazenamento em nuvem e uso de smartphone. Muitos professores ainda têm dificuldade na utilização do computador e tecnologias, e não conhecem mecanismos básicos que poderiam facilitar seu dia a dia em sala de aula.

Rodrigo e Vanussa explicaram desde a criação de uma conta de e-mail até como conhecer e aplicar as tecnologias disponíveis, auxiliando passo a passo nas atividades dos participantes da oficina.

A ideia é levar o projeto para mais instituições da região. A princípio, as próximas escolas atendidas serão de Ibirubá.