Inscrição para processo seletivo do IFRS pode ser feita até dia 7 de novembro
18 outubro 2017 |
Compartilhe:

Provas ocorrem dia 3 de dezembro

Estão abertas, desde as 9h desta segunda-feira, dia 9 de outubro de 2017, as inscrições para o processo seletivo de estudantes 2018/1 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). São ofertadas 4.608 vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos em 16 municípios do Estado.

As inscrições poderão ser feitas pelo site ingresso.ifrs.edu.br ou nos campi (endereços abaixo), que disponibilizarão computadores conectados à internet para os candidatos, até o dia 7 de novembro de 2017. A taxa de inscrição custa R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para os cursos técnicos e R$ 50,00 (cinquenta reais) para os cursos de graduação.

As vagas são para os 17 campi do IFRS, localizados em Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. São 2.626 vagas em cursos técnicos e 1.982 vagas em cursos superiores.

As provas serão aplicadas em 3 de dezembro  de 2017 e o início das aulas ocorrerá no primeiro semestre de 2018. Para mais informações e orientações, acompanhe o site ingresso.ifrs.edu.br.

Enem

Além do processo seletivo próprio, outra forma de ingresso nos cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio (EM) e superiores do IFRS pode ser utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2012. Para isso, no momento da inscrição (que será feita pelo site ingresso.ifrs.edu.br), o candidato deverá optar por uma das alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Enem”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”. No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (de 2012 até o atual).

Conheça as modalidades de cursos oferecidos:

Técnicos integrados – permite a formação de Ensino Médio e técnica profissional simultaneamente.

Técnicos subsequentes – formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio.

Técnicos concomitantes – formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio e desejam complementar a formação.

Superiores de tecnologia – cursos superiores cuja vocação é atender a demandas específicas do mercado de trabalho. Quem conclui é profissional de nível superior, denominado tecnólogo.

Bacharelados – cursos superiores que formam para atuar de forma mais ampla no mercado.

Licenciaturas – cursos superiores indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas à didática, psicologia e pedagogia.

 

 

Opções de cursos, turnos, número de vagas e endereços no Campus Ibirubá

Técnico em Agropecuária – integrado ao EM: integral, 30 vagas

Técnico em Informática – integrado ao EM: integral, 30 vagas

Técnico em Mecânica – integrado ao EM: integral, 25 vagas

Técnico em Eletrotécnica – subsequente ao EM: noite, 15 vagas para ingresso mediante prova + 15 vagas pela nota do Enem

Técnico em Mecânica – subsequente ao EM: noite, 15 vagas para ingresso mediante prova + 15 vagas pela nota do Enem

Bacharelado em Agronomia: integral, 15 vagas para ingresso mediante prova + 15 vagas pela nota do Enem

Bacharelado em Ciência da Computação: noite, 15 vagas para ingresso mediante prova + 15 vagas pela nota do Enem

Bacharelado em Engenharia Mecânica: integral, 15 vagas para ingresso mediante prova + 15 vagas pela nota do Enem

Licenciatura em Matemática: noite, 15 vagas para ingresso mediante prova + 15 vagas pela nota do Enem

Acompanhe mais informações na publicação original: http://ifrs.edu.br/estao-abertas-as-inscricoes-para-o-processo-seletivo-de-estudantes/