Educação
Instituto Imaculada promove VIII Encontro dos Cursos Técnicos
11 novembro 2017 | Educação
Compartilhe:

Marcio Luís Vieira falou sobre o aquecimento global

Tapera – O Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada realizou na quarta-feira, 8, o VIII Encontro dos Cursos Técnicos de Agronegócio, Contabilidade e Informática. O evento aconteceu no salão da escola, com excelente participação.

A diretora Carla Yora coordenou o encontro, que contou inclusive com a participação do prefeito Volmar Kuhn, além de professores, estudantes do 3º ano e de representantes de empresas onde os estudantes técnicos trabalham, parceiras nesta ação. O encontro traz um tema diferente a cada ano, envolvendo os três cursos.

O grupo local “Musicarte” abriu a programação com duas músicas. O engenheiro agrônomo e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) Campus Sertão, Dr. Márcio Luís Vieira, explanou sobre “Mudanças Climáticas: Mitos e Verdades”, apresentando projeções, estudos, pesquisas e números do clima mundial.

Segundo Vieira, as culturas da região também podem sofrer com o impacto das mudanças climáticas, com grande impacto econômico. Elas precisam de certas condições de temperatura e umidade. A soja, por exemplo, pode deixar de ser cultivada.

O especialista vê alguns mitos quanto ao aquecimento global. Deu como exemplo pesquisas dando conta que geleira na Antártida está se reconstituindo e que a camada de ozônio segue o mesmo caminho.

Um dos motivos dessas mudanças podem ser a redução da utilização de clorofluorcarbonetos (CFCs), compostos gasosos que reagem com o ozônio e tiveram a utilização reduzida. Quem preocupa o Dr. Vieira é o gás metano, que provoca o efeito estufa, colaborando diretamente para o aquecimento global.