Educação Tapera
Instituto Imaculada realiza Formação Pedagógica
8 fevereiro 2021 | Educação Tapera
Compartilhe:

Na segunda-feira, 25 de janeiro, professores e funcionários do Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada participaram de mais uma formação pedagógica. A programação contou com momentos de debate, reflexão, autoavaliação do trabalho desenvolvido no ano letivo de 2020, análise do tema geral da escola: " Educar é humanizar: o cuidado de si, do outro e do mundo" e uma especial integração entre professores e funcionários no pátio da escola, conforme os protocolos de distanciamento social.

Momento em que cada professor pode expor suas experiências, desafios e aprendizagens referente ao ano letivo de 2020, ano em que todos tiveram que se reinventar diariamente, a cada planejamento pedagógico, a cada aula on-line ou presencial.

Análise reflexiva sobre metodologias e estratégias do professor no processo de ensino-aprendizagem. Relato dos desafios em estimular a interação, a colaboração e o envolvimento dos alunos com as tecnologias digitais e os conteúdos propostos no Ensino Híbrido.

Através dessa prática de escuta ativa, reflexão e análise, foi possível elencar algumas proposições para o ano letivo de 2021, a fim de intensificar, ainda mais, a aprendizagem dos alunos e fortalecer o trabalho da escola.

Mesmo diante dos diversos desafios, todos reconhecem as inúmeras aprendizagens, e também o cuidado que cada um teve com o outro nesse processo de ensinar e aprender. Aqui, vale retomar a citação de Leonardo Boff ‘’ … cuidar é mais que uma ato, é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de desenvolvimento afetivo com o outro’’.

A formação pedagógica do Instituto Imaculada constitui-se de um espaço para trocas significativas, contribuindo na construção coletiva, reflexão e diálogo que consolidam a vivência do Projeto Político Pedagógico da escola.