Geral
Investimentos em mais energia na área de atuação da Coprel ENERGIA
22 novembro 2021 | Geral
Compartilhe:

Com o plano de investimentos da Coprel para 2021, a cooperativa está investirá até dezembro, R$ 50 milhões na área de distribuição de energia. Este montante abrange, dentre outros investimentos, a troca de postes de madeira por concreto, construção de novas redes bifásicas e trifásicas, substituição de condutores e melhorias nas redes existentes com a substituição e instalação de novos equipamentos.

Investimentos concluídos em setembro e outubro:

No município de Marau, a Coprel concluiu a troca de condutores em 5,1 quilômetros na rede troncal, que atende as localidades de São Francisco, São Miguel e Três Passos e toda área urbana de Nicolau Vergueiro, totalizando 1.651 famílias atendidas. O investimento proporciona mais confiabilidade do sistema elétrico e a melhoria dos níveis de tensão.

Na região de Tapejara, foi realizada a instalação de bancos capacitores nos alimentadores ligados na Subestação Tapejara 3, para adequação dos circuitos elétricos e compensação de energia reativa no sistema. Os equipamentos foram instalados na Linha Rossi, Santo Divino e Santa Teresinha, em Ibiaçá; na Linha Schleder, em Vila Lângaro; e em São Domingos, Tapejara. Este investimento beneficia 5.908 cooperantes da região.

Em Campos Borges foi realizada melhoria na área urbana, com o desmembramento de circuitos e a instalação de mais um transformador no Bairro Vila Operária.

Em Pejuçara, na localidade de Jacicema, a cooperativa concluiu a instalação de um transformador rebaixador de tensão entre o alimentador de Panambi e Cruz Alta, para alternativa de manobra e contingência. Foram atendidos 2.929 cooperantes.

Confira os investimentos em andamento na região:

Em Tio Hugo, localidade de Linha Graeff, a cooperativa está realizando a transformação e interligação de 4,3 quilômetros de rede no alimentador que atende aos cooperantes de Tapera e Ibirapuitã. O objetivo da interligação é possibilitar uma alternativa de manobra, para atender também a área urbana de Tio Hugo, em situações de contingência. Serão beneficiados 932 cooperantes.

Também em Tio Hugo, na localidade de Posse Gonçalves, a Coprel está fazendo a transformação e a readequação de traçado em 1,8 quilômetros de rede trifásica, para atendimento de cargas. Também está sendo instalado um religador automático para proteção e manobras na rede.

Em Espumoso, a Coprel está fazendo a interligação e transformação de rede em 8,9 quilômetros em Arroio da Prata e Pontão dos Cavali. A obra objetiva adequação dos circuitos média tensão para atendimento da carga a partir novo caminho além de possibilitar alternativa de manobra da carga, beneficiando 978 cooperantes de Espumoso (localidades de Linha Durigon, Alto Tigreiro, Volta Alegre, Pontão do Butiá, São Domingos e Pontão dos Manecos) e Soledade (Rincão do Bugre, Passo dos Loureiros, Boqueirão do Butiá).

Em Vila Lângaro está sendo construído 2,7 quilômetros de rede para interligação de ramais e instalação de um novo Banco Regulador de Tensão para atendimento aos cooperantes de Água Santa e Mato Castelhano, para melhoria dos níveis de tensão. Serão beneficiadas 517 famílias de Vila Lângaro, Água Santa e Mato Castelhano.

Estes investimentos concluídos e em andamento no sistema elétrico da Coprel somam mais de R$ 2,6 milhões e atendem a mais de 12 mil cooperantes.