Ipês florescem no veranico de agosto
12 agosto 2017 |
Compartilhe:

Mesmo faltando mais de um mês para o início da primavera, o calor fora de época vem deixando as ruas da região e do Estado mais coloridas. Quem passa pela Rua Sete de Setembro, em Ibirubá, pode notar a floração – mesmo de forma tímida – dos ipês roxos. Em Quinze de Novembro, o ipê roxo defronte à casa de Iria Brandemburg Güntzel, dá as boas-vindas da cidade.

Porém, todo esse colorido pode esconder um desequilíbrio ambiental. Tradicionalmente, as flores deveriam desabrochar a partir do início da primavera, em 23 de setembro. No entanto, o clima abafado em pleno inverno acelerou o desenvolvimento das plantas. O mesmo verificou-se recentemente, em anos anteriores.

De acordo com pesquisadores da Universidade Feevale, o calor em dias seguidos e fora de época pode antecipar a floração. A mudança no ciclo das plantas, no entanto, é uma resposta às alterações climáticas locais e globais.

A floração antecipada, portanto, pode prejudicar a proliferação dos vegetais, o que poderá ocasionar em uma primavera menos florida, devido ao descompasso dos agentes polinizadores, os quais não estão presentes nesta floração adiantada – o que acaba afetando a reprodução das flores.

A temperatura neste final de semana continua em elevação, com máxima de 28°C e mínima de 15°C. Amanhã, domingo, deve chover em torno de 18mm, conforme o Climatempo. Com a chuva, uma massa de ar frio deve entrar no Estado, fazendo as temperaturas despencarem durante a semana, principalmente ao amanhecer. Mas, mesmo assim, as médias continuarão acima do considerado normal para a época.

Este final de semana promete agradar aqueles que gostam de ficar em casa debaixo das cobertas: hoje deve chover cerca de 8mm, e para domingo o Climatempo marca muita chuva: 69 mm.

Apesar disso, as temperaturas ainda seguem elevadas para a época: hoje, a máxima prevista é de 25°C e a mínima de 17°C. Amanhã, a máxima deve ser de 19°C e a mínima de 16°C.