Tapera Voluntariado
Lions recebe 90 mil dólares para projeto no Lar do Idoso
24 fevereiro 2020 | Tapera Voluntariado
Compartilhe:

O Lions Clube de Tapera foi agraciado pelo Lions Club Internacional Foundation (LCIF) com 90 mil dólares para investimento no Lar do Idoso José e Rosalina Koehler. O projeto encaminhado para o Lions Internacional, junto do Lions de Espumoso, consta o pedido de aquisição de equipamentos de enfermagem e lavanderia, móveis, geração de energia e vídeo monitoramento. O valor é especifico para os itens solicitados, inclusive, a ação deve contar com uma contrapartida do próprio Lar do Idoso.

Solicitado em outubro de 2019, o projeto foi aprovado em janeiro pela comissão internacional do LCIF nos Estados Unidos. Para ser aprovado, o Lions deveria desenvolver alguma atividade com a instituição, sem fins lucrativos. A instituição em Tapera vem contando com o apoio do Lions Clube com diversas campanhas feitas desde o início de sua construção em 1986.

O LCIF atende mais de 200 países, podendo beneficiá-los na existência de uma catástrofe, como foi o caso do Lar. A importância foi solicitada em face aos elevados custos dos equipamentos necessários para o funcionamento das novas instalações, não sendo suportados pelos Clubes de Tapera e Espumoso.

O início das instalações referidas ao projeto pode iniciar a qualquer momento, assim que todos os documentos estiverem em dia. A previsão de duração de implantação do mesmo é de três meses.

 

Descrição do projeto

Pretende-se com o projeto a aquisição de equipamentos de enfermagem e lavanderia, móveis, geração de energia e vídeo monitoramento, podendo ampliar a capacidade de idosos a serem atendidos. Será adquirido máquinas industriais para lavanderia, mobília (cozinha, sala de convivência, sala de enfermagem, lavanderia), climatizadores nos quartos, sala de convivência e cozinha. A preocupação também está relacionada a equipamentos de enfermagem de qualidade que possam garantir um atendimento as demandas de forma eficaz e com equipamentos de ponta, incluindo cadeiras de roda, cadeiras de banho, camas especiais para os idosos acamados, colchões anti-escaras, guincho humano, barras de segurança para os banheiros, colchões hospitalares, concentrador de oxigênio.

No quesito geração de energia, será adquirido um gerador para o abastecimento elétrico, como forma de ter uma fonte alternativa auxiliar confiável e segura. Na mesma linha, será acrescentado o sistema de Energia Fotovoltaica, devido ao alto gasto financeiro com energia elétrica. O sistema é capaz de reduzir o gasto em até 85% com a tecnologia de placas que são capazes de captar a luz solar para geração de eletricidade.

O vídeo monitoramento funcionará com câmeras de segurança na área exterior e interior, sendo possível acompanhar os idosos em tempo real. A rotina e os atendimentos serão monitorados durante 24 horas, garantindo maior segurança e privacidade do idoso.