Malha urbana de Tapera teve grande expansão nos últimos seis anos
29 outubro 2017 |
Compartilhe:

Desde 2011, a malha urbana de Tapera vem se expandindo gradativamente. Os desmembramentos e loteamentos se intensificaram neste período, ocasionando um aumento considerável de lotes urbanos, demostrando um melhoramento na qualidade de vida dos cidadãos, que até então moravam de aluguel ou tinham residências antigas.

Um dos primeiros desmembramentos do período foi de Eduardo Bervian, num trecho da Avenida Brasília, partindo da Rua Nilo Peçanha até a Rua 114, no Bairro São Judas Tadeu. A partir dali, iniciou-se o Loteamento Haumpenthal, de propriedade do município. Os lotes de interesse social foram disponibilizados com valor abaixo do de mercado, facilitando os financiamentos do programa habitacional Minha Casa Minha Vida.

Este loteamento vai até a Rua Rio Grande do Sul, onde localiza-se o Ginásio Romeu Cláudio Kloeckner, espaço de lazer e comodidade para a população de todo o bairro. A seguir vem um novo loteamento, o Cristal, propriedade de Cláudio Hilger. “Está em fase de infraestrutura, comercialização e início das construções residenciais”, informou o arquiteto e urbanista Rodrigo Goulart, diretor de Infraestrutura do município. Esta nova área se estende até a Perimetral Leste.

  Rodrigo Goulart

Em 2015 surgiu o Loteamento Jardim América, de propriedade de José Otávio Hohn, no bairro homônimo. Entre os empreendimentos mais recentes está o Loteamento Mattei, em fase de infraestrutura e comercialização, de propriedade de Nei Mattei. Fica na Avenida Presidente Tancredo Neves, perto do Parque de Máquinas. Inicia ali, na Rua Arno Presser, e vai até a RS 223.

Já o Loteamento Bernardo João Mattei, de José Carlos Durigon, abrangerá uma grande área, com 14 quadras, entre as ruas Arno Presser e a Rua Júlio Caetano Henrich, no Bairro Progresso.

Economia

Este crescimento se reflete, automaticamente em outros setores, como comércio de material de construção, fábricas de aberturas, estruturas metálicas e outras, e na mão-de-obra.

O crescimento do setor, apesar do momento econômico, continua estabilizado, graças a esta ampliação urbana. Além dos loteamentos residenciais, um grande número de prédios foram e estão sendo construídos em Tapera.

Os empreendimentos movimentam a economia do município: material de construção, os valores investidos e também o salário dos trabalhadores.