Massa de ar eleva temperaturas para perto dos 40ºC neste sábado
9 dezembro 2017 |
Compartilhe:

Como a madrugada foi de temperatura amena, o dia também será de grande amplitude térmica; atenção para proteção, pois a radiação estará alta

Por conta de uma massa de ar frio e seco, o tempo fica firme, com poucas nuvens, neste sábado (9) no Estado. E, embora tenha amanhecido com sensação amena, a temperatura sobe muito ao longo do dia e pode chegar perto dos 40ºC na Fronteira Oeste.

De acordo com o meteorologista Caio Guerra, da Somar Meteorologia, o frescor durante a noite e a madrugada e o calorão durante o dia tem a mesma causa:

— Quando uma massa de ar frio atua, o céu fica mais limpo e, com isso, o sol chega na superfície e a esquenta bem rápido, porque não há nebulosidade no meio do caminho impedindo e pelo ar ser seco também contribui. Da mesma forma, sem a presença de nuvens, a terra perde calor mais calor no cair do dia. Com isso, temos grande amplitude térmica.

Cambará do Sul, na serra gaúcha, é um bom exemplo disso. Segundo os dados do Inmet, o município registrou mínima de 9ºC nesta madrugada. A previsão indica que a máxima pdoe chegar aos 26ºC à tarde — uma diferença de 17ºC na temperatura.

Mas os termômetros devem subir mesmo na Fronteira Oeste e no Noroeste. Uruguaiana, por exemplo, pode registrar até 38ºC. Já Santa Rosa pode ter até 37ºC neste sábado. Em Alegrete, pode fazer até 34ºC. Já na Capital, a máxima deve ser de 31ºC.

— Com a presença marcante do sol durante o dia, alerta para a radiação UV, que fica bastante alta, fazendo mal à pele. Portanto, busque proteção — alertou o meteorologista da Rádio Gaúcha, Cléo Kuhn.

Há uma pequena possibilidade de chuva no extremo sul do Rio Grande do Sul, que pode vir na forma de pancadas e no final da tarde.

 

Previsão para os próximos dias

Domingo

Um sistema de alta pressão no Uruguai contribui para que o tempo permaneça firme na maior parte do Estado no domingo (10). Portanto, o sol predomina ao longo do dia, com poucas nuvens, e as temperaturas voltam a subir bastante. Por conta da formação de instabilidades, pode chover na Serra, no Litoral e no Sul. No entanto, serão pancadas isoladas e rápidas. As temperaturas do amanhecer podem ficar um pouco mais baixas, especialmente na Serra e na Campanha, mas sem registro de extremos. Na parte da tarde, por causa do tempo aberto, as temperaturas sobem e a umidade do ar fica baixa, principalmente na faixa Ooeste.

Segunda-feira

Novamente, a previsão é de tempo seco e quente. Apenas uma faixa de nebulosidade que atua no nordeste do Rio Grande do Sul pode provocar chuva fraca. Mesmo assim, o sol pode aparecer, principalmente pela manhã e ajuda a elevar as temperaturas, deixando o tempo abafado no período da manhã. Faz calor também nas demais áreas e a umidade do ar pode ficar abaixo do ideal em algumas regiões do Estado.

Próxima semana

As instabilidades se afastam, o tempo firme volta a predominar em todo o RS e as temperaturas se elevam.

 

(Vanessa Kannenberg/GZH)