Saúde
Microfisioterapia
15 abril 2017 | Saúde
Compartilhe:

O corpo humano, como todo o organismo vivo, é concebido para se adaptar, se defender e autocorrigir caso aconteça alguma agressão. Quando uma agressão ultrapassa o limiar de defesa do organismo, a vitalidade natural do tecido corporal em questão é alterada.

A Microfisioterapia, através de micro palpações, tem como objetivo eliminar as memórias celulares dos diferentes agentes agressores (de origem química, física ou psíquica) que estão perturbando o organismo, a fim de restabelecer o funcionamento fisiológico dos tecidos, bem como de seus aspectos psíquicos envolvidos.

O mecanismo de ação da Microfisioterapia está embasado na principal Lei Imunológica, que estabelece que para que um organismo ative os seus anticorpos (um mecanismo de defesa) é necessário que o antígeno (ou agressor) seja reconhecido. Ela buscará as marcas das agressões registradas nos tecidos (a memória celular), bem como suas origens (física, emocional ou química) e re-informará o organismo desta lesão, oferecendo um estímulo de mesma natureza, para que ele, através do processo de auto-cura reaja produzindo “anticorpos específicos” para eliminar o agente agressor.

Qual o objetivo da técnica?

O objetivo da Microfisioterapia é desencadear mecanismos de autocorreção para eliminar a memória celular dos traumas físicos, psíquicos e tóxicos que ficam registrados no organismo.

Existe alguma relação entre a Microfisioterapia e a Homeopatia?

A Homeopatia e a Microfisioterapia são duas técnicas distintas, pois uma utiliza-se de medicamentos e a outra de toque e manipulação para tratamento. Entretanto, a relação estabelecida surgiu porque ambas apresentam os mesmos princípios de cura: o infinitesimal e a similitude.

O primeiro está relacionado ao pequeno estímulo (medicamento diluído ou micropalpação) onde você desperta no corpo o mecanismo de auto-cura, e o segundo está relacionado à natureza deste estímulo, onde o semelhante cura o semelhante.

Quando devo procurar tratamento através da Microfisioterapia?

Sob o aspecto de tratamento, você deve procurar a Microfisioterapia quando perceber que algum órgão não está funcionando bem (constipação intestinal, enxaqueca, TPM, etc.), quando apresentar algum tipo de dor (lombalgia, ciatalgia, tendinite, etc.) e/ou quando apresentar instabilidade emocional (ansiedade, depressão, angústia, tristeza, etc.).

Vale salientar que esta é uma técnica também de prevenção e promoção de saúde, portanto, caso você se encontre numa condição onde não tenha a “sensação de bem-estar”, você apresentará indicação para a técnica, pois este é um indício que o organismo não está equilibrado.

Se não sinto dores, posso me submeter a uma sessão de Microfisioterapia?

Sim, o tratamento da dor através da Microfisioterapia é apenas uma das possibilidades que a técnica oferece. Ela também trata as condições emocionais e orgânicas.

Caso você apresente sintomas como ansiedade, irritação, tristeza, alteração de humor com frequência, gastrite ou distúrbio do sono, é sinal que algum sistema do seu corpo não esta funcionando de maneira equilibrada e isso precisa ser tratado.

Posso apresentar alguma reação?

Como o seu organismo foi estimulado a eliminar os agentes agressores e desencadear um processo de defesa, o mesmo poderá apresentar pequenas alterações físicas ou emocionais que desaparecerão rapidamente com o tempo, sem a necessidade de nenhum tratamento.

Posso realizar sessões de Microfisioterapia associada a outras terapias?

Sim, a Microfisioterapia pode ser realizada paralelamente a outros tratamentos, sejam eles físicos ou psíquicos, como a Fisioterapia, RPG, Acupuntura, Psicoterapia e Medicamentos. É importante salientar que existe necessidade, em determinados casos, de reforço muscular, de estabilidade articular, de equilíbrio postural e consciência corporal, fatores que a Microfisioterapia não desenvolve, devendo então ser trabalhado simultaneamente a outras técnicas.

 

Consultório de Fisioterapia

Tatiane Delbrücke

Rua Três de Outubro, 534, Ibirubá

3324-8496 e 9189-6112