Esporte Ibirubá
Milan Futsal: a associação que uniu e transformou toda uma comunidade
16 agosto 2021 | Esporte Ibirubá
Compartilhe:

Não é apenas o jogar bola, é muito mais que isso: é ação social, inclusão, voluntariado, amor ao esporte e desejo de vitórias. Todos esses adjetivos se encaixam perfeitamente para os integrantes da Associação Milan Futsal, de Ibirubá.

A data de fundação do grupo é o dia 20 de março de 2018, quando alguns dos sócios-fundadores treinavam com a equipe sub-17 do Ser Florestal e tiveram a ideia de formar uma nova equipe com o intuito de participar do campeonato municipal de futsal de Ibirubá. Alguns atletas que ali estavam foram convidados para integrar o novo grupo. A equipe, então, necessitava de um nome, e pelo fato de os integrantes serem fãs do clube italiano, acabaram por optar pelo título Associação Milan Futsal.

O início da equipe contou com o auxílio de muitas pessoas, dentre elas, os idealizadores que tomaram frente para que a formação da primeira equipe se tornasse possível: Cleiton dos Reis e Maicon dos Reis, que podem ser chamados de pioneiros.

Com a equipe formada e apta para disputar campeonatos, a associação se inscreveu para competir o seu primeiro campeonato municipal de futsal em 2018. Na ocasião, já se consagrou campeã. Os atletas Ryan, Luis H., Maicon, João Yuri, Antony, Willian M., Pedrinho, Fabianinho, Alan, Henrique, Igor, Cleverson, Cleiton e Rafael integraram o time, que também contou com a preparação do treinador Willian O. e do massagista Índio.

Ano seguinte de 2019 a diretoria expandiu os treinos, olhando para o futuro e, principalmente, para a comunidade onde está inserida. Com o objetivo de fazer inclusão social através do esporte, o Milan Futsal criou as categorias de base, indo do sub-7 até o sub-17, trabalhando, assim, com mais de 80 crianças de forma gratuita. Naquele ano as categorias de base participaram de amistosos e do campeonato regional, proporcionando às crianças a inclusão, integração e, principalmente, a importância de um bom convívio em grupo.

O bom desempenho da equipe adulta no ano anterior fez com que vislumbrassem novos desafios, inscrevendo-se em 2019, então, na Taça RBS de Futsal – região Passo Fundo. Nessa competição, a equipe não logrou êxito como desejado pelos atletas, sendo eliminada na primeira fase, mas, eram eles os representantes do município e levaram o nome de Ibirubá para o cenário regional, mostrando sua força e garra dentro das quadras.

Independentemente do resultado na taça RBS de Futsal, o foco dos jogadores estava no segundo semestre de 2019, quando a equipe disputou novamente o campeonato municipal de futsal de Ibirubá, conquistando o bicampeonato.

Devido à pandemia, a equipe não pôde realizar nenhuma atividade em 2020.

Com a elaboração de protocolos específicos, em 2021, tornou-se possível retornar às quadras com a equipe adulta, inscrita na Taça TG de Futsal, na qual, atualmente, lidera o grupo B de forma invicta. A equipe também está participando da Copa Regional de Futsal. Em breve, iniciarão as disputas da Taça TG de Futsal sub-20, oportunizando aos atletas da categoria de base a participação na competição. Em todas as competições, que tem abrangência regional, a equipe representa o município de Ibirubá, contando com o apoio da Prefeitura Municipal e de empresas privadas que têm colaborado com a associação.

Segundo Luís Pimentel, com a esperança da flexibilização dos protocolos e decretos de prevenção ao contágio da covid-19, o grupo está se organizando para o retorno dos treinos das categorias de base e voltando os trabalhos com as crianças e jovens de maneira social, obtendo ajuda com o trabalho de voluntários.

“Ainda não podemos contar com a presença do público no ginásio. Para que todos possam acompanhar os jogos, nas disputas em casa a equipe está realizando a transmissão ao vivo pela página do Facebook (Milan Futsal Ibirubá). Convidamos a todos para que acompanhem os jogos e torçam para a AMF, engrandecendo ainda mais a instituição. Também pedimos para que, se alguém tiver interesse de apoiar a instituição financeiramente, dando aporte para a realização dos trabalhos, nos contate via Facebook.”