Cidade
Moto com escapamento “aberto” perturba e incomoda moradores e comerciantes em Ibirubá
17 junho 2021 | Cidade
Compartilhe:

Há algum tempo, a moto CB 600F Hornet de cor preta vem perturbando moradores e comerciantes na região central da cidade, devido ao forte barulho causado quando passa, pois está com o cano de descarga aberto ou adulterado, o que é proibido por lei.

Qualquer tipo de alteração que se faça na motocicleta, é preciso que seja realizada de acordo com as normas previstas por lei.

Entretanto, a maioria dos casos de multa por ruído excessivo de moto acontece porque quem modificou o escapamento do veículo não obedeceu a previsão legal, extrapolando o limite sonoro máximo permitido.

O CTB (Código de Trânsito Brasileiro), em seu Art. 230, inciso XI, prevê que conduzir veículo com descarga livre ou com o silenciador do motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante, constitui infração grave.

Além da pontuação atribuída à infração grave (cinco pontos na CNH), o referido artigo prevê a aplicação de multa (R$ 195,23) e medida administrativa de retenção do veículo para regularização.

A descarga livre acontece quando ela funciona apenas por um cano, sem nenhum abafador ou silenciador.

Isso torna o barulho do escapamento muito mais alto, causando perturbação do sossego alheio, o que também pode ser considerado crime, conforme o art. 42 da Lei das Contravenções Penais (3.688/41).

A pena para quem perturba o trabalho ou a tranquilidade alheias, pode chegar a três meses de prisão.

Segundo moradores além do forte barulho, o motorista cruza em alta velocidade, não respeitando o limite máximo estabelecido.

“O barulho é muito forte, incomoda mesmo, tenho criança pequena e ela se assusta e chora toda vez que ele passa…é muito desgastante.”

Já um comerciante, relata a dificuldade de atender o cliente quando ela passa: “Tenho que parar de atender, até a moto sumir é muito chato essa situação, uma total falta de respeito.”

Os moradores esperam que as autoridades tomem alguma providencia: “Ibirubá é uma cidade organizada, de um povo ordeiro e trabalhador, é um motoqueiro só, cuja moto já foi identificada pela placa, e acreditamos que vai ser fácil identificar o condutor.”

por Raquel Balin Corrêa – Quinta-feira, 17 de Junho de 2021