Região
Museu Municipal está aberto nos finais de semana
12 fevereiro 2017 | Região
Compartilhe:

4XVmuseu1  “Bota Gigante” faz parte do acervo

 

Localizado junto a Praça Clara Saft, o Museu de Quinze de Novembro está aberto todos os dias, com horário diferenciado nos finais de semana, até março

Quinze de Novembro – O Museu Municipal de Quinze de Novembro foi criado em 22 de abril de 1992 pela coordenadora da época, Maria Alice Schneider. Houve uma campanha de resgate do patrimônio cultural e natural junto com o Museu Pe. Paulo Bortolini, de Sede Aurora, e também com a comunidade. Todos uniram-se para criar o Museu de Ciências Naturais, que tinha como objetivo desenvolver o empalhamento de animais. O trabalho foi reconhecido pela importância na área da pesquisa e conhecimento.

Hoje, o Museu está estabelecido a Praça Clara Saft, onde abriga exposição de animais que foram empalhados na época.

O Museu é conhecido por contar em seu acervo com a “Bota Gigante”, parte da história de Francisco Angelo Guerreiro, cidadão que tinha 2 metros e 45 centímetros de altura, pesava 180 quilos e calçava o nº 56. A altura do cano da bota é de 55 centímetros e a largura de 30 centímetros.

As botas originais estão expostas no Museu Júlio de Castilhos em Porto Alegre, e a que está no Museu Municipal de Quinze de Novembro é uma réplica. A instituição também conta com vasta mostra de objetos antigos, animais empalhados, fotos e para quem gosta de histórias lá é o lugar ideal.

Ainda junto ao Prédio do Museu está instalada a Biblioteca Municipal Elisabetha Petersen Kohler, com um ambiente aconchegante, harmônico, com livros para todas as idades. O espaço está em funcionamento desde o ano de 2010, e espera público de todas as idades. Para as crianças, a diversão é o cantinho da leitura, onde elas têm a opção de descontrair-se.

O Museu está aberto das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h nos dias da semana, das 9h às 11h30min e das 14h às 17h nos finais de semana.

Agendamento de visitas pode ser feito pelo (54) 3322-1500, na Prefeitura Municipal.

(texto e fotos: Bruna Schemmer/PMQN)

 

4XVmuseu3

Biblioteca Municipal funciona junto ao Museu