Ibirubá Saúde
Novo cronograma de vacinas contra a covid-19 em Ibirubá é divulgado
6 dezembro 2021 | Ibirubá Saúde
Compartilhe:

Em coletiva de imprensa realizada junto ao posto central de saúde de Ibirubá (Postão) na manhã de quinta-feira (2), foi divulgado o novo formato e cronograma para a vacinação contra a covid-19 no município.

O secretário de Saúde, Giovane Diesel, comentou sobre os motivos das mudanças: “A partir da próxima segunda-feira (6), não será mais realizada a vacinação contra a covid-19 junto à Casa de Cultura, como estava sendo realizada até a última semana, e vamos transferir essa vacinação para os postos de saúde dos bairros. Essa ideia de descentralizar se deve ao fato de que tiramos muitas pessoas dos seus locais de trabalho para se vacinarem na Casa de Cultura, e nós temos outras atividades sendo realizadas nas unidades de saúde que necessitam do pessoal em tempo integral, além de que o espaço físico da Casa de Cultura está sendo locado para demais eventos. Após análise, chegamos a esse novo formato de vacinação, que acreditamos ser benéfico para todos”.

Quem explicou como ficará o cronograma referente a dias e horários foi a enfermeira Joice Marques: “É uma nova estratégia da vacinação contra a covid-19, que já se inicia na semana que vem, a qual foi traçada pela Secretaria de Saúde Municipal, e nós a denominamos de ‘descentralização’, a qual ocorreu por vários motivos. Dentre eles, estarmos vivendo um outro momento em relação à vacinação, sendo que nossa população já foi contemplada com a primeira dose. Ao perceber que reduzir a vacinação em um ou dois dias causava um excesso desnecessário, a gente quis ampliar o acesso da população à vacina, em que elas serão feitas em todos os postos de saúde do município pela parte da manhã, das oito às onze horas, e iremos ter o quantitativo máximo de senhas de acordo com o número de doses de vacina disponíveis. Ou seja, se você não pode ir hoje se vacinar, pode ir amanhã em um posto de saúde mais próximo de você, mas de preferência, que vá a uma unidade de seu bairro”, frisou.

O calendário ficou definido da seguinte forma:

Os horários de vacinação serão padrão para todos os postos de saúde:  das 8 às 12h.

Segundas-feiras: Postão (unidade central)

Terças-feiras: posto do Bairro Progresso

Quartas-feiras: Bairro Floresta

Quintas-feiras: posto do Bairro Hermany

Sextas-feiras: posto do Bairro Jardim

Joice salientou que nesses dias não haverá a vacina de rotina, pois a prioridade é a vacina contra a covid-19.

Essa descentralização serve também para que quem esteja com a segunda dose da vacina contra o coronavírus atrasada possa ir de forma mais certeira e rápida buscar sua aplicação. Segundo a enfermeira Adriana Hansen, o município de Ibirubá passa dos mil habitantes sem a segunda dose aplicada, algo que deve ser revertido o quanto antes, e esse formato de vacinação vem para ajudar nesse sentido também.

Sobre a terceira dose da vacina, pede-se que se analise a carteira de vacinação, pois após cinco meses da segunda dose aplicada, pode-se procurar uma unidade de saúde e fazer a de reforço. Isso está funcionando dessa forma até o presente momento, pois como fala Adriana, “daqui um tempo, pode ser que as coisas mudem, e esse espaço de uma dose para a outra diminua”.

Para quaisquer dúvidas, entre em contato com sua unidade de saúde de referência.