Cidade Ibirubá
O Hino a Ibirubá completa 41 anos de idade
28 fevereiro 2021 | Cidade Ibirubá
Compartilhe:

No ano de 1980, por ocasião do 25ºaniversário de emancipação do município de Ibirubá, a professora Ingeborg Raspe Siedow, esposa do pastor local, EberhardSydow, tomou a iniciativa de encontrar uma melodia adequada e que pudesse ser utilizada em um texto referente ao município, para assim poder criar o hino de Ibirubá. Ingeborg se encantou com a melodia de uma canção alemã chamada “Gute Nacht“, apresentada pelo dirigente Erich Garmatz, do Distrito de Arroio Grande, e acabou optando por ela. Sobre a melodia, Ingebord fez a letra que conhecemos. O prefeito da época era Neri Zeilmann (o Noco).

 Coral Utopia

O Hino teve algumas gravações, uma delas, que por Lei da Câmara Municipal, foi feita em 2000. Por indicação do vereador João Carlos Metzdorf, o Hino deveria ser executado e ensinado nas Escolas. Essa gravação foi feita pelos componentes do Coral Municipal Utopia, sob regência de Elói Edmundo Franz (na época também, regente do Coral Municipal Adulto e do Grupo Fratelli). O Coral Municipal Utopia foi criado em 1988, na administração de Olando Kanitz e regido por Elói por 16 anos. Franz também colaborou com a Banda Marcial. A primeira apresentação do Hino a Ibirubá foi feita num evento cívico pelo Coral da Comunidade Evangélica sob regência da Ingeborg.

 Coral Municipal Adulto de Ibirubá, sob a regência do Maestro Nei Schneider

O Coral Municipal Adulto de Ibirubá, sob a regência do Maestro Nei Schneider, no mês de fevereiro de 2021, fez uma nova gravação do Hino, agora também em vídeo, com uma qualidade superior de som e imagens. O vídeo em modelo “janelinha”, será lançado na Programação Especial do Aniversário de 66 Anos de Ibirubá e contou com a participação de 21 vozes da comunidade ibirubense. O Coral também está fazendo um hino didático para enviar as escolas do município, e assim ensinar a melodia de uma forma mais fácil e didática.
Hino De Ibirubá 

Um pedaço do Rio Grande,
em meu coração está
onde brota a Pitangueira,
minha terra Ibirubá.
Trabalhando nas lavouras,
distribuindo força e luz
engenhando na indústria
minha Ibirubá produz!
Ibirubá, Ibirubá,Ibirubá,
sempre a brotar.
Guarda bem a natureza,
o teu pão ela te dá
com teu povo unido e forte,
vá em frente Ibirubá.
Deus proteja este meu pago,
onde canta o sabiá
paz e amor a ti desejo,
brota sempre Ibirubá.