Palestras abordam problemas do álcool e drogas para pais
30 junho 2017 |
Compartilhe:

Centro de Eventos lotou para palestras de delegados de polícia. Ações fazem parte da 2ª Semana Municipal de Prevenção e Combate ao uso e abuso de álcool

Com o objetivo de conscientizar sobre os malefícios do abuso do álcool e minimizar atos infracionais e violência doméstica, a Prefeitura de Tapera e o Ministério Público (MP) promoveram quarta e quinta-feira, dias 28 e 29, palestras com os delegados Marcus Muniz Veloso, Jader Ribeiro Duarte e Guilherme Pacífico, da Polícia Civil. Inseridas na 2ª Semana Municipal de Prevenção e Combate ao uso e Abuso de Álcool, as atividades lotaram o Centro de Eventos.

Na manhã de quarta-feira, o delegado Marcos Vinícius Veloso teve um bate-papo com os alunos de 6º ano ao Ensino Médio. Falou sobre escolhas e relatou histórias que vivenciou na adolescência, no Rio de Janeiro. À tarde, os alunos da educação infantil do 5º ano assistiram ao espetáculo “Virada na Vida”, do grupo teatral “A Turma do Dionísio”.

O delegado regional da 24ª DP de Soledade, Jader Ribeiro Duarte, falou naquela noite ao público adulto sobre os desafios vivenciados com usuários de drogas, prevenção, alcoolismo e indução ao crime, enfatizando a importância de os pais darem exemplos aos seus filhos – até mesmo nas pequenas situações.

Já na noite de quinta-feira foi a vez do delegado Guilherme Pacífico conversar com um público de 800 pessoas. Ele apresentou dados da violência no Brasil e enfatizou a responsabilidade dos pais na prevenção do uso de álcool e drogas. “É dever de vocês, como pais, abraçar e demonstrar afeto pelos filhos, incentivá-los a estudar. Vocês, pais, devem acompanhar seus filhos, saber onde estão, perguntar como estão as notas na escola, saber com quem andam e que hora voltam para casa. Isso é dever dos pais, não da Promotoria (de Justiça), nem dos professores, nem da Polícia”, lembrou.

Prestigiaram a ação o prefeito Volmar Kuhn, vice Jorge Quadros, Promotora da Justiça Marisaura Raber Fior, secretárias municipais Regina Salvadori (Educação), Mariza de Souza (Saúde), Miriam Visoto (Assistência), além de Nelsi Margarida Kaiper (Comdica) e Grazieli Sattler (Conselho Tutelar).

A promotora Marisaura destacou mais uma vez a parceria da administração municipal com o MP, buscando melhorar a qualidade de vida das crianças e jovens. “Sentimos que a cada dia nossos jovens têm usado álcool e drogas precocemente, e muitos pais se questionam qual medida tomar para evitar que essa situação ocorra com seu filho. Cerca de 33% dos pais não têm esse diálogo com os filhos, e essa ação é uma oportunidade para que pais e responsáveis esclareçam e conduzam a educação desses adolescentes”, comentou.

O prefeito Volmar enfatizou a diferença de uma sociedade onde pais e responsáveis participam e agradeceu aos delegados Marcus e Jader e à Promotora Marisaura, “que estão auxiliando na preparação de bons cidadãos para o município de Tapera”.

  Secretária Regina Salvadori: “Dados mostram que o estudante que continua na escola tem mais chances de conquistar uma vida com qualidade. De acordo com os índices, grande parte dos jovens que param de estudar, acabam se envolvendo com a criminalidade, sejam pequenos furtos ou tráfico de drogas”

  Prefeito Vomar: “A Administração Municipal oferece mais de 20 projetos extracurriculares para que crianças e jovens ocupem o seu tempo com atividades sadias e possam desenvolver novas habilidades” 

      Delegado Marcus Muniz Veloso  Delegado Jader Ribeiro Duarte  Delegado Guilherme Pacífico