Geral
Perfil: Alexandra Pedersen Wenczenovicz
13 maio 2017 | Geral
Compartilhe:

 

Esta semana o Jornal destaca a ibirubense Alexandra Pedersen Wenczenovicz, que atualmente reside em Balneário Camboriú e atua como coach. Alexandra é filha de Valdir Carlos Pedersen e Lorena Pedersen. Estudou na Escola Santa Teresinha e no Sinodal, em Ibirubá, e graduou-se em Psicologia na Unifra, em Santa Maria, e Coaching pela SBC (SP), ESAC (Goiânia) e IMS (SP).

Aos 35 anos, é casada com Diogo Wenczenovicz há quatro, mãe do Murilo, de 2 anos e 10 meses.

Que lembranças você tem de Ibirubá?

De uma infância e uma adolescência muito felizes ao lado de toda a minha família e de muitos amigos, que estão presentes na minha vida até hoje. Mas as melhores lembranças estão relacionadas ao melhor lugar para estar quando vou para Ibirubá, que é a casa dos meus pais.

Você consegue visualizar a sua trajetória pessoal e profissional até os dias de hoje?

Me considero uma pessoa privilegiada por ter uma família que sempre está ao meu lado, me incentivando e apoiando nas minhas escolhas. Meus pais sempre foram grandes exemplos para mim e meu irmão, Alan. Minha base familiar é minha inspiração.

Com 18 anos, fui morar em Santa Maria, onde cursei Psicologia no Centro Universitário Franciscano – UNIFRA. Durante a faculdade sempre me interessei por disciplinas voltadas à saúde mental dos trabalhadores, relações de trabalho, funcionamento de grupos e a área de Recursos Humanos.

Conclui a faculdade de Psicologia há nove anos e após fiz uma especialização em Psicologia Organizacional. A partir disso iniciei minha trajetória na área de RH e atuei em grandes empresas no RS e SC.

Em 2012, devido as demandas de treinamento e desenvolvimento das equipes e lideranças dentro da empresa em que atuava, decidi fazer minha primeira formação em coaching para agregar conhecimentos ao cargo de Supervisora de RH e também de professora em uma faculdade.

Sempre tive o desejo de trabalhar como autônoma, mas imaginava que este momento aconteceria em um futuro mais distante. Porém, meu marido e eu sempre tivemos o desejo de um dia morar em Balneário Camboriú, era um sonho que alimentávamos, mas que imaginávamos que seria realizado somente daqui uns 30 anos.

Com a gestação, esse desejo se tornou mais forte e as tantas viagens que eu realizava pela empresa fizeram com que eu me questionasse sobre o que eu queria em relação a trabalho e maternidade. Decisão em relação a vida profissional tomada.

Planejamos essa transição em nossas vidas ao longo de um ano. Após quatro meses do nascimento do Murilo, mudamos para BC e foi então que me permiti viver a maternidade em tempo integral e também a estruturar minha transição de carreira do mundo corporativo para o de mãe empreendedora na sua própria carreira como coach.

Nos últimos anos, investi em novas formações e atualizações para me preparar para voltar ao mercado como autônoma e realizar o trabalho que hoje desenvolvo.

Como será a Alexandra do futuro?

A Alexandra do futuro continuará sendo uma pessoa voltada para a sua essência, suas origens, para a sua autenticidade, para os seus valores pessoais e profissionais, acreditando que é possível viver seus sonhos e acreditar neles, uma pessoa alegre e que enxerga aprendizados até mesmo nas situações mais difíceis da vida. Que valoriza demais a família, as verdadeiras amizades e que acredita que é possível continuar investindo e empreendendo na sua carreira sempre com um olhar muito atento ao desenvolvimento das pessoas.

Me vejo ajudando muitas outras pessoas por meio do Coaching e ainda quero realizar alguns projetos que tenho em mente, sem perder a liberdade que tenho atualmente para fazer meu horário de trabalho e assim ter tempo para estar com a minha família.

Quero poder olhar para trás e ter orgulho do que conquistei e do que construí em termos pessoais e profissionais.

O que é o coaching?

O coaching é um processo orientado para o futuro, para o alcance de metas e objetivos específicos. Tem a finalidade de ajudar as pessoas a atingirem resultados desejados tanto no lado pessoal quanto profissional. É um processo que promove o desenvolvimento e potencializa o desempenho do indivíduo através de técnicas e ferramentas que são utilizadas ao longo das sessões.

Pode ser realizado presencial ou online, individual ou em grupo, para profissionais autônomos ou para empresas. Abrange diversos nichos entre eles, carreira, relacionamento, executivo, emagrecimento, entre outros.

É importante deixar claro que o coaching não é psicoterapia, mentoria, consultoria ou treinamento. Todas essas técnicas são voltadas ao cuidado, capacitação ou desenvolvimento de pessoas, porém elas tem finalidades distintas em relação ao seu método e aplicabilidade.

Atualmente você realiza trabalhos no Brasil e até exterior. Como foi sua experiência profissional?

Como Coach de Carreira, trabalho com o coaching individual e também tenho um coaching em grupo, o “Potencializando Carreiras”, com nova turma dia 18 de maio. Meus atendimentos são online, via skype e são realizados em home office, o que me possibilita ter clientes de vários estados e também do exterior.

No Executive Coaching, a atuação é presencial e o foco é o objetivo que a empresa quer desenvolver nos seus colaboradores. Os treinamentos e palestras são realizados conforme a demanda das empresas, e são presenciais.

Sou monitora na maior mentoria de coaches do Brasil, a MTG, onde realizo a Oficina Online sobre Linkedin e auxilio o desenvolvimento dos coaches.

E há uma semana passei a integrar o “Let’s Coaching”, que é o time de coaches do maior coach dos coaches do Brasil – Geronimo Theml.

Como funciona? E como as pessoas podem aplicar a prática em seu dia a dia?

O processo de coaching é fundamentado em técnicas, ferramentas e perguntas poderosas que ajudam os clientes a desenvolverem seus pontos fortes, seus talentos, suas competências e também a minimizar seus pontos limitantes para que possam chegar no objetivo que definiram para trabalhar ao longo das sessões.

O principal ponto para uma pessoa ter resultados com o coaching é ela estar 100% comprometida com o seu processo de mudança. Isso é o que determina que ela atinja suas metas, enfim, tenha sucesso.

A clareza para o atingimento das metas começa já na primeira sessão e vai aumentando ao longo das próximas, pois o coach começa a perceber suas possibilidades de vivenciar as situações de forma diferente e começa a se colocar em movimento para atingir o que tanto deseja.