Agricultura Educação Ibirubá
Pós-colheita de grãos: Entenda os processos que ocorrem depois da colheita
1 abril 2021 | Agricultura Educação Ibirubá
Compartilhe:

A pós-colheita refere-se aos processos sequenciais à colheita, nos quais são realizadas práticas de manejo que visam a manutenção da qualidade do produto (grãos e sementes) durante o armazenamento,  tornando-se fundamental para redução das perdas. A pós-colheita de grãos abrange o recebimento, técnicas de limpeza, secagem e armazenamento do produto até a comercialização ou utilização pela indústria (produção de óleo, farinhas, rações entre outros) enquanto que a pós-colheita de sementes é responsável pela retirada de contaminantes que acompanham a massa de sementes, redução da umidade a níveis adequados, padronização, eliminação de sementes de baixa qualidade, aplicação de tratamento de sementes e acondicionamento adequado, visando a manutenção da qualidade durante o armazenamento até a semeadura da próxima safra.

Salienta-se que a boa condição do produto ao chegar na unidade de recebimento de grãos é fundamental para a manutenção da qualidade. Grãos de baixa qualidade e com grande quantidade de impurezas tendem a perder qualidade mais rapidamente, desta forma, há a necessidade de atenção a qualquer possibilidade de perdas e danos aos grãos, em especial, às que se referem à regulagem da colhedora. Na recepção da unidade de recebimento de grãos ocorrem os processos de identificação, pesagem, determinação de umidade e impureza e teste para identificação de biotecnologia e resíduos químicos (como por exemplo, a detecção de utilização de maturadores em trigo que estejam fora da legislação). Após esta etapa, o produto é destinado à moega, sendo que em algumas situações há um conjunto de moegas que possibilitam a estratificação dos grãos recebidos por umidade e/ou qualidade. A descarga do produto pode ser de forma manual, ou com uso de tombadores ou caminhões caçamba, que proporcionam mais rapidez ao processo. Após a descarga, os grãos passam pelo processo de pré-limpeza, onde ocorre a retirada das impurezas na máquina de ar e peneiras (MAP).

A umidade do produto é importante para manutenção da qualidade, umidade acima da recomendação necessitam de secagem (o valor de 13% de umidade é o recomendado para os grãos de trigo, milho e soja). A secagem é uma técnica que visa retirar o excesso de água de um produto através da transferência da umidade para o ambiente que o circunda. Temperaturas altas durante a secagem são prejudiciais para a qualidade dos grãos e podem causar danos. Enquanto o secador trabalha, os grãos recebidos podem ser armazenados em um silo regulador de fluxo, com alta aeração para evitar a deterioração.

Por fim, ocorre o armazenamento dos grãos, cujas condições do ambiente visam a manutenção da qualidade do produto. A evolução da tecnologia em termometria é resultado da percepção da importância da manutenção da qualidade dos produtos durante o armazenamento, pois o acompanhamento da temperatura dos grãos no interior do silo e do ambiente possibilitam uma recomendação mais adequada quanto ao manejo do armazém e acionamento da aeração. Também é importante ter atenção às pragas de armazenamento, sendo gorgulhos, besouros e traças as principais.

FOTO 2: Marcos Paulo Ludwig, Professor do Curso de Agronomia do IFRS – Campus Ibirubá e autor dos livros FUNDAMENTOS DA PRODUÇÃO DE SEMENTES EM CULTURAS PRODUTORAS DE GRÃOS e PRINCÍPIOS DA PÓS-COLHEITA DE GRÃOS E SEMENTES.

 

Autores – Marcos Paulo Ludwig, Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes, Professor de Armazenamento de sementes e grãos e Beneficiamento e secagem de sementes e grãos do Curso de Agronomia do IFRS Campus Ibirubá.

Décio Roberto Rauch Júnior, discente do Curso de Agronomia e voluntário no projeto Agro InForma.

Contato: [email protected]

 

 

Processo seletivo IFRS 2021 – Inscrições GRATUITAS (até 04/04/2021) com oferta de vagas nos cursos superiores (Agronomia, Licenciatura em Matemática, Engenharia Mecânica e Ciência da Computação), cursos técnicos integrados ao ensino médio (Agropecuária, Informática, Mecânica) e cursos técnicos subsequentes ao ensino médio (Mecânica e Eletrotécnica). Não haverá prova em razão da pandemia. A seleção se dará via nota do Enem e/ou sorteio. Para mais informações consulte o site  https://ingresso.ifrs.edu.br/2021 ou entre em contato pelo whatsapp 54 9 9194 4081.